Camila, do Jovem em Ação, gostaria de fazer o curso
A aprendiz Camila Brianti, 17 anos, dos quadros do Jovem em Ação ganhou uma oportunidade de trabalho há pouco mais de um ano e vem sendo aproveitada na Farmácia Glicério. Ela contou que gostaria de ter oportunidade de aprender mais sobre o ofício de atendente de farmácia. “Gostei de trabalhar aqui e se pudesse ter oportunidade de realizar um curso específico ficaria muito feliz”, disse ela. O patrão,Fabiano Furtado de Oliveira, disse que dá o maior incentivo, acrescentando que faltam no mercado profissionais bem preparados para a função. “A gente recebe muitos pedidos para exercer esta função, mas a realidade tem demonstrado que falta gente qualificada”, asseverou.
De olho neste tipo de necessidade, a agência local do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) anuncia a abertura de inscrições paraa realização de um curso de capacitação de Balconista de Farmácia, com início previsto para 17 de fevereiro. Segundo comunicadooficial do Senac, “O curso é indicado para os jovens que desejam atuar no balcão das farmácias e drogarias, sob a supervisão do farmacêutico, por meio do atendimento a clientes, interpretação de prescrições, disposição de produtos e controle de estoque, a fim de promover a venda e uso correto de produtos farmacêuticos, cosméticos e correlatos, de acordo com os princípios éticos e legislação vigente”.
Trata-se do segundo curso com este perfil realizado pelo órgão. Ainda conforme esclarecimento oficial,“o curso prevê estratégias que visam oferecer a reflexão sobre a ação e o desenvolvimento de competências profissionais, tais como apresentação e discussão de vídeo, atividade em grupos, dramatização, exposição dialogada, pesquisas e visita técnica”.
A carga horária é de 240 horas (aulas no período da manhã) e existe a possibilidade de inscrição para se obter bolsa de estudo, dentro do programa de responsabilidade social que segundo o Senac “oferece descontos de acordo com critérios pré-estabelecidos, como renda familiar” (saiba mais em www.sp.senac.br/bolsasdeestudo). Quem vai ministrar o curso pertence ao quadro do próprio órgão com graduação em Farmácia.
Injeção
Embora seja uma habilidade sempre ligada à figura do atendente de balcão em farmácias, a aplicação de injeção está descartada deste processo de formação. Informou o Senac que “a permissão para aplicação de injetáveis e a verificação da pressão arterial em farmácias e drogarias pelo balconista ou técnico em farmácia depende da orientação da Vigilância Sanitária de cada município, sob supervisão do Farmacêutico responsável.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.