Carregando aguarde...
Itapira, 04 de Janeiro de 2025
Notícia
21/01/2014 | Senac investe na formação de atendentes de farmácia

  

Camila, do Jovem em Ação, gostaria de fazer o curso

 

A aprendiz Camila Brian­ti, 17 anos, dos quadros do Jovem em Ação ganhou uma oportunidade de trabalho há pouco mais de um ano e vem sendo aproveitada na Farmácia Glicério. Ela contou que gostaria de ter oportunida­de de aprender mais sobre o ofício de atendente de farmácia. “Gostei de traba­lhar aqui e se pudesse ter oportunidade de realizar um curso específico ficaria muito feliz”, disse ela. O patrão,Fabiano Furtado de Oliveira, disse que dá o maior incentivo, acres­centando que faltam no mercado profissionais bem preparados para a função. “A gente recebe muitos pedidos para exercer esta função, mas a realidade tem demonstrado que falta gen­te qualificada”, asseverou.

De olho neste tipo de necessidade, a agência local do Senac (Serviço Nacional de Aprendiza­gem Comercial) anuncia a abertura de inscrições paraa realização de um curso de capacitação de Balconista de Farmácia, com início previsto para 17 de fevereiro. Segundo co­municadooficial do Senac, “O curso é indicado para os jovens que desejam atuar no balcão das farmácias e drogarias, sob a supervi­são do farmacêutico, por meio do atendimento a clientes, interpretação de prescrições, disposição de produtos e controle de es­toque, a fim de promover a venda e uso correto de produtos farmacêuticos, cosméticos e correlatos, de acordo com os princí­pios éticos e legislação vigente”.

Trata-se do segundo curso com este perfil re­alizado pelo órgão. Ainda conforme esclarecimento oficial,“o curso prevê estra­tégias que visam oferecer a reflexão sobre a ação e o desenvolvimento de com­petências profissionais, tais como apresentação e dis­cussão de vídeo, atividade em grupos, dramatização, exposição dialogada, pes­quisas e visita técnica”.

A carga horária é de 240 horas (aulas no período da manhã) e existe a possibi­lidade de inscrição para se obter bolsa de estudo, dentro do programa de responsabilidade social que segundo o Senac “oferece descontos de acordo com critérios pré-estabelecidos, como renda familiar” (saiba mais em www.sp.senac.br/bolsasdeestudo). Quem vai ministrar o curso perten­ce ao quadro do próprio órgão com graduação em Farmácia.

Injeção

Embora seja uma ha­bilidade sempre ligada à figura do atendente de balcão em farmácias, a aplicação de injeção está descartada deste processo de formação. Informou o Senac que “a permissão para aplicação de injetáveis e a verificação da pressão arterial em farmácias e drogarias pelo balconista ou técnico em farmácia depende da orientação da Vigilância Sanitária de cada município, sob su­pervisão do Farmacêutico responsável.

 

Bairral foi ‘escola’ para os mais antigos
 
Alguns dos atendentes que atuam do lado de dentro do balcão de farmácias conside­ram uma novidade positiva a idéia do Senac em investir na formação de profissionais do setor. Para Hélio Domiciano Sartorelli, 56 anos de idade e pelo menos 36 anos de profis­são, a iniciativa é bem vinda. “Aqueles profissionais mais antigos, mais talhados, estão se escasseando. Portanto nada mais natural do que se investir na capacitação técnica e na formação deste profissional. Atender em farmácia é muito diferente de vender calçados e roupas”, opinou.
 
Sartorelli e outros colegas tiveram em comum o fato de terem saído dos quadros do Instituto Bairral de Psiquiatria. “Ali eu aprendi os macetes da profissão. O Bairral foi uma verdadeira escola para pro­fissionais como eu”, revelou. Depois de sair do Bairral, Hé­lio Sartorelli, hoje espécie de líder dos colegas na Drogaria Familiar,ficou afastado do uni­verso das farmácias por cerca de cinco anos, quando a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) ainda era uma autarquia estadual. “Passei no concurso e fiquei por cinco anos.Retornei porque sabia que aqui é minha praia”, declarou.
 
 
João Roberto da Silva, 49 anos, com 24 anos de profis­são, só trabalhou na Glicério. Ele também saiu dos quadros do Bairral. “Foi lá que aprendi tudo, inclusive a aplicar inje­ção”, relatou. João também desconhecia o curso do Senac para profissionais da área. “É uma boa iniciativa. Tudo o que vier para contribuir com o processo de melhoria da qualidade na formação dos profissionais é sempre mui­to bom”, reconhece. Em sua opinião, a principal virtude do profissional do atendimento em farmáciaspode ser resumida em duas palavras, “Conhecimento e responsabilidade”.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

990 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções