O Senac Itapira, seguindo o compromisso de desenvolver pessoas e organizações para a sociedade do conhecimento, por meio da educação e com foco na responsabilidade social, destaca seu Programa Aprendizagem, projeto do Senac São Paulo que possibilita ao jovem ingressar no mundo do trabalho e conquistar seu espaço como profissional qualificado para o primeiro emprego. A iniciação do jovem no mercado de trabalho, questão social da maior importância para o futuro do país, está prevista no artigo 428 da CLT e na Lei Federal nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000, responsável pela renovação do instituto legal da aprendizagem profissional. A lei determina que empresas de médio e grande porte empreguem jovens de 14 a 24 anos incompletos e assegurem a sua formação técnico-profissional. “A empresa que participa do programa, além de cumprir com seu papel de contratante do aprendiz na Lei da Aprendizagem, é convidada a compartilhar experiências como parceira do Senac e também fazer parte do processo de transformação desse jovem, dando oportunidades de trabalho e ajudando a construir uma vida pessoal e profissional mais digna”, explica Georgia Padiar Peres, coordenadora do Programa Aprendizagem do Senac Itapira.
Segundo Georgia, o programa desenvolve habilidades e aptidões que permitem a cada jovem escolher sua vocação, além de conhecer o mundo do trabalho nas atividades teóricas em sala de aula e na prática nas empresas. As empresas, por sua vez, proporcionam aprendizado qualificando os aprendizes, que, no futuro, poderão se tornar funcionários efetivos. O Senac Itapira oferece dentro do Programa Aprendizagem o curso Gestão e Negócios. "Os jovens que sonham com o primeiro emprego encontram a oportunidade de conhecer diversos departamentos dentro das empresas e aprimorar seus conhecimentos nas áreas em que se identificam mais ", acrescenta.
A educação oferecida aos aprendizes é vivenciada em sentido amplo. Além da grade curricular específica de cada curso, com seus conhecimentos teóricos e práticos, os jovens têm à disposição atividades extras e são estimulados a desenvolver autoestima, criatividade, cidadania, responsabilidade e ética.
Para participar, os jovens aprendizes devem atender a determinados critérios, como estar cursando o ensino fundamental, médio ou superior, ter idade mínima de 14 anos e máxima de 24 incompletos, além de não interromperem os estudos no período da capacitação, com duração de um ano. Os interessados devem procurar as empresas de médio e grande portes do setor de comércio de bens, serviços e turismo que ofereçam vagas.
Outras informações podem ser obtidas no site do Senac www.sp.senac.br.
Serviço
Local: Senac Itapira
Endereço: Praça Bernardino de Campos, nº 150 – Centro, Itapira-SP
Inscrições: na unidade ou pelo site www.sp.senac.br/itapira
Sobre o Senac
Instituição educacional comprometida com a inclusão social, o Senac São Paulo organiza uma programação de cursos livres, técnicos, de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento. São 55 unidades educacionais em todo o Estado de São Paulo, além de três campi do Centro Universitário Senac, dois hotéis-escola – Grande Hotel São Pedro e Grande Hotel Campos do Jordão – e mais a Editora Senac São Paulo. A diversidade dessa atuação possibilita a oferta de atendimento corporativo e de cursos a distância. Sob a gestão da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio), o Senac São Paulo reúne a força de 1,8 milhão de empresas e promove a difusão de conhecimento e empreendedorismo há 65 anos.
Acompanhe o Senac São Paulo nas redes sociais: http://www.sp.senac.br/redessociais
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.