A Secretaria Municipal de Saúde de Serra Negra intensificou no mês de novembro e dezembro as ações de combate a dengue.
Agentes de endemia estão realizando palestras educativas nas escolas estaduais e municipais com objetivo de educar/conscientizar as crianças desde cedo no combate a dengue e mostrar a importância de não deixar água parada em locais que possam proliferar larvas do mosquito da dengue. Eles também levam a informação aos pais.
Nos dois últimos finais de semana, a secretarias da Saúde e Serviços Municipais realizaram a Operação Limpeza nos bairros Alto das Palmeiras e São Luiz.
O secretário municipal da Saúde, Ricardo Fávero Minosso explicou que em dias quentes e chuvosos são muito favoráveis à proliferação do mosquito da dengue. Para evitar uma possível epidemia neste verão, cada pessoa precisa fazer a sua parte, promovendo uma blitz constante dentro e fora de casa. Para evitar a proliferação do mosquito, coloque areia no prato das plantas ou troque a água uma vez por semana.
Segundo o secretario, não basta esvaziar o recipiente. É preciso esfregá-lo, para retirar os ovos do mosquito depositados na superfície da parede interna, pouco acima do nível da água. O mesmo vale para qualquer recipiente com água.
Ele ainda acrescentou que pneus velhos devem ser furados e guardados com cobertura ou recolhidos pela limpeza pública. Garrafas pet e outros recipientes vazios também devem ser entregues à limpeza pública. Vasos e baldes vazios devem ser colocados de boca para baixo. Limpe diariamente as cubas de bebedouros de água mineral e de água comum. Seque as áreas que acumulem águas de chuva. Tampe as caixas d’água.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.