O Serviço de Controle de Zoonoses informa que no final de fevereiro aconteceu a confirmação de um morcego com raiva em Itapira. Este é o segundo caso de raiva este ano no município (gráfico em anexo). Trata-se de um morcego insetívoro (que se alimenta de insetos), da espécie Nyctinomops laticaudatus (fotos em anexo). Em vista disso, o Serviço fará bloqueio vacinal anti-rábico, nos cães e gatos, na região de foco e perifoco.
O morcego foi encontrado na esquina das ruas Joaquim Inácio e Prudente de Moraes por uma agente de controle de vetores (equipe de combate a dengue), já morto na calçada. Foi recolhido e encaminhado para análise da raiva no Instituto Pasteur, em São Paulo, resultando em positividade.
O SCZ pretende iniciar os trabalhos ainda nesta sexta-feira ou a partir da próxima semana, de casa em casa. É bom lembrar que os cães que receberam a vacina há mais de trinta dias poderão receber a dose como reforço. Os proprietários dos animais que já foram vacinados terão que apresentar a carteira de vacinação para os vacinadores, com a finalidade de comprovar a vacinação.
A área a ser visitada compreende:
- rua Embaixador Pedro de Toledo a partir do final do viaduto (esquina com a Tiradentes), sentido Avenida Rio Branco,
- Avenida Rio Branco até a esquina com a João de Moraes,
- Rua João de Moraes, entrando pela rua sete de setembro,
- Rua Sete de Setembro convergindo a direita e subindo a rua do Mercado Municipal ( Campos Sales ),
- Rua Campos Sales sentido rua José Bonifácio, convergindo a esquerda e seguindo na José Bonifácio até a esquina da rua Tiradentes com a Emb. Pedro de Toledo.
A vacina anti-rábica aplicada será a mesma que foi utilizada na campanha passada, do laboratório Merial, francês, e de melhor qualidade; onde respeitamos as regras para conservação ( cadeia-de-frio ).
Atendimento:
Serviço de Controle de Zoonoses: 3813-8821 ou 3813-8825
Médico Veterinário Rodrigo Silva Bertini