Em reunião no Palácio dos Bandeirantes na quarta-feira, 10/10, o governador Geraldo Alckmin assinou decreto que estabelece alterações na sistemática de transferência de créditos do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A medida beneficia os estabelecimentos que não tiverem débitos do tributo em valor menor que o montante a ser transferido.
Também serão implementadas normas pela Secretaria da Fazenda que permitirão uma nova sistemática de transferência de créditos dos fabricantes de açúcar ou etanol para as cooperativas encarregadas da venda de seus produtos.
Durante a cerimônia de assinatura, o presidente do conselho de administração da Coopersucar, Luis Roberto Pogetti, agradeceu ao governador, aos secretários e, na pessoa do presidente da Assembleia Legislativa, Barros Munhoz, aos deputados estaduais, pelo apoio ao setor. Pogetti citou números da Coopersucar que atestam o crescimento da cooperativa, transformando-a na maior do mundo no setor.
Barros Munhoz, a respeito do decreto, falou do seu orgulho em ver o governo atento às necessidades dos setores que geram emprego e renda. Munhoz elogiou ainda a consciência "de um governo que dá ânimo para encarar as vicissitudes", e enfatizou que o decreto assinado fortalece também o cooperativismo.