A Secretaria de Saúde do município recebeu na última segunda-feira, 23, um micro-ônibus 0 km da marca Volare totalmente adaptado. Com 22 lugares, sendo 19 fixos, três exclusivos para cadeira de rodas, elevador de acesso, ar condicionado e assentos especiais para cegos e obesos, o veículo será utilizado para o transporte de pacientes que fazem hemodiálise na Santa Casa e tratamento junto ao Centro de Reabilitação Lucy Montoro, ambos na cidade de Mogi Mirim.
“Esse ônibus é adaptado para todas as necessidades especiais e o município precisava de um veículo desse tipo. Temos hoje 36 pacientes em tratamento de hemodiálise que precisam viajar três vezes na semana. Para eles, a aquisição desse novo veículo só trará benefícios, uma vez que oferece todo o conforto necessário”, destacou a secretária de Saúde, Rosa Ângela Iamarino.
A destinação de uma emenda parlamentar do deputado federal Carlos Sampaio (PSDB) no valor de R$250 mil, através de uma solicitação do presidente da Câmara Municipal de Itapira, vereador Carlos Alberto Sartori (PSDB), juntamente com o prefeito José Natalino Paganini (PSDB), custeou a aquisição do novo veículo. Todo o processo de emplacamento e documentação foi iniciado e a expectativa é que o novo transporte comece a rodar até agosto.
De acordo com Rosa, o veículo que atualmente é utilizado para o transporte dos pacientes de hemodiálise deverá passar por avaliação e reforma e, caso tenha condições de uso, irá atender outras demandas do setor. “Cerca de 300 itapirenses viajam todos os dias para os mais variados locais para tratamento de saúde. A reforma desse ônibus, se assim for possível, irá nos auxiliar a atender parte dessa demanda e, inclusive, reduzir a terceirização”, completou.
Por fim, Rosa revelou que uma nova ambulância também deverá ser entregue ao município, estando em processo de licitação. Para complementar a frota, ela também disse que talvez ainda seja necessário a aquisição de carros baixos para transportes individuais, mas a questão ainda está sendo estudada.