Carregando aguarde...
Itapira, 23 de Novembro de 2024
Notícia
06/11/2013 | Sílvia Tofanello Venturini discorreu sobre funcionamento do Conselho Tutelar em palestra no Jovem em Ação

Silvia Maria Tofanello Sanchez Venturini, conselheira do Conselho Tutelar, palestrou na tarde de terça-feira,29, para um grupo de aproximadamente 30 jovens que frequentam princios quadros do Jovem em Ação. Ela abordou temas de interesse do público adolescente.

 
Segundo a coordenação pedagógica do Jovem em Ação, a presença de Silvia pais, bandas e duplas locais tocaram nos intervalos e também atraíram bom número de pessoas no segundo palco.
 
De acordo com o diretor da Secretaria de Cultura e Turismo de Itapira, Marcello Dragone Iamarino, todos os que compareceram no evento saíram muito satisfeitos, tanto pela apresentação dos artistas como pela estrutura de palco e espaço. “O som, a iluminação, os palcos e a tenda foram muito elogiados pelos artistas e pelos espectadores. Os músicos veio a reforçar uma iniciativa de levar semanalmente aos aprendizes o debate de temas que dizem respeito ao universo dos adolescentes. “O Conselho Tutelar é um órgão da maior também comentaram que nunca viram uma estrutura daquela montada na cidade”, afirmou.
 
A realização da comemoração festiva pelos 193 anos de Itapira foi feita em parceria com produtora Vox Eventos Sociais & Corporativos, de São Paulo. O show de Frejat foi uma conquista do diretor da Secretaria de Cultura e Turismo junto a Secretaria de Estado da Cultura e a entrada foi gratuita. “No meio artístico a gente sabe o que é bom e procura sempre o melhor para Itapira. Tenho um apoio importância para nossa cidade e entendemos que seria uma oportunidade interessante a presença de um de seus membros para dialogar com nossos meninos e meninas”, comentou Fabiele Dorta, coordenadora pedagógica.
 
A palestra durou cerca de 50 minutos e a convidada abordou os primórdios da aprovação do ECA (Estatuto de Defesa da Criança e do Adolescente), que deu origem à criação dos Conselhos Tutelares, fazendo um apanhado dos direitos e também das obrigações que o código impõe à sociedade de uma forma geral . “Percebi que, talvez devido a um tempo relativamente longo do início da aplicação da Lei, a desinformação entre os jovens era muito grande. Por isso acredito que miimportante do deputado Barros Munhoz (PSDB). Além disso, o prefeito Paganini também me auxilia muito e me cobra para os melhores eventos. Por esse motivo estamos sempre correndo atrás para trazer as melhores atrações”, disse o diretor.
 
Durante os quatro dias, houve ainda a ação social, com a arrecadação de alimentos. Ao todo, foram coletadas cerca de uma tonelada de alimentos que foram encaminhados do Fundo Social de Solidariedade do município.nha participação tenha sido muito importante no sentido de esclarecer corretamente questões muitas vezes distorcidas a respeito da aplicação do ECA”, explicou a palestrante.
 
Ela disse que fez questão de advertir o publico de que o ECA elenca direitos e também obrigações das crianças, adolescentes e até dos pais. “Falei da importância e da obrigatoriedade da frequência escolar, do bom comportamento já que os jovens são passiveis de reprimendas no âmbito legal o que de certa forma pode manchar o currículo de quem se vê numa situação destas. Falei também dos casos onde a omissão dos pais também rende processo e quais as penas a que estão sujeitos os pais que negligenciam
 
A agenda programática da Secretaria de Cultura para esse mês conta com o Sarau Cultural que será realizado no dia 10 na Pista de Skate e também a segunda parte do Circuito Cultural Paulista, que trará o espetáculo teatral infantil da Cia. Dedo de Prosa. A apresentação será no teatro do Instituto Américo Bairral e os convites serão trocados por um quilo de alimento não perecível junto a Secretaria de Cultura, instalada na Casa da Cultura João Torrecillas Filho. Os lugares são limitados.os cuidados elementares de seus filhos”, colocou.
 
Sílvia também falou a respeito da estrutura e do funcionamento do Conselho Tutelar, dando exemplos concretos de como deve ser acionado e em que casos precisa agir. “Citei exemplos clássicos que ocorrem no dia-a-dia como a violência sexual contra crianças e adolescentes e a questão da evasão escolar”, ilustrou.
 
Satisfeita,a palestrante disse que apreciou o contato com os aprendizes. “Acho que dentro da proposta de acrescentar informações úteis a estes jovens o conteúdo foi plenamente assimilado. Pena que achei-os assim meio que introvertidos, poderiam por exemplo ter feito mais perguntas”, encerrou.
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

2451 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções