Consagrando uma tradição que o torna uma das instituições mais respeitadas no Brasil e até no exterior no tratamento psiquiátrico , a direção do Instituto Bairral de Psiquiatria anuncia para o próximo sábado, 31, a realização de mais um Simpósio, o de número 24, que desta feita vai abordar situações de prevenção de algumas patologias clínicas da área mais comuns da atualidade, conforme revelou o médico psiquiatra Marcelo Ortiz de Souza, diretor técnico do Bairral.
Segundo Ortiz, apesar das discussões deste novo simpósio ensejarem uma espécie de mudança na disposição de abordagem de um tema específico, ele afirma que a questão da prevenção possui uma importância muito grande na atualização de questões relevantes dos dias atuais. “Na verdade, o tema Prevenção é extremamente amplo. As temáticas escolhidas tem a ver com questões relevantes e que estão em discussão no momento”, reforçou.
Uma equipe constituída por alguns dos mais notáveis especialistas do país em áreas específicas como alteração do humor, álcool e drogas; transtornos mentais e até bullying irá discorrer sobre temas pré-fixados:
Conceitos e Modelos de Prevenção (Prof. Dr. José Manoel Bertolote); Tratamento Como Prevenção da Cronificação e das Complicações do Humor (Prof. Dr. Valentin Gentil Filho); Prevenção de Recaída em usuários de Álcool e Drogas (Prof. Dr. Paulo Werner Knapp); Prevenção do uso de Álcool e Drogas em Escolas (Profª Drª Maria de Fátima Olivier Sudbrack); Desafios e Dilemas na Prevenção dos Tratamentos Mentais (Prof. Dr. Jair de Jesus Mari ) e Bullying – Consequências Cognitivas e Emocionais (Prof. Dr. Acioly L. T. Lacerda).
A presença de dois temas também caros à área da educação contribuiu, segundo Ortiz, para a ampliação do debate em torno do tema selecionado. “A ideia central de se promover estes simpósios é discutir temas relevantes na área de saúde mental, buscando atingir profissionais das diversas áreas que de alguma maneira lidam com as questões relativas à saúde ou a doença mental. Nos últimos simpósios, além de profissionais de saúde, notamos a presença cada vez maior de profissionais da área de educação. Considero esta integração muito salutar”, defendeu.
De uma forma geral, avalia que os temas que estarão sendo dissecados durante o Simpósio do próximo sábado são bastante atuais e por isso foram escolhidos. “Os temas relacionados a álcool e drogas são relevantes em face da escalada do consumo destas substâncias pelos jovens. Com relação à depressão, esta é uma patologia das mais prevalentes na maioria dos meios que se estuda. As consequências da cronificação da depressão podem ser devastadoras e isto justifica encarar o tratamento como uma medida preventiva importante. Com relação ao Bullying, observa-se cada vez mais situações de pessoas que carregam consigo marcas profundas relacionadas a maneira como interagem com os pares no ambiente escolar e familiar nas fases iniciais de suas vidas”, elencou.
A pouco menos de dez dias da realização do evento ainda restam convites. A expectativa é de que pelo menos 600 participantes sejam atraídos pelo Simpósio. Como de costume, este tipo de iniciativa costuma trazer a Itapira pessoas de várias partes do Brasil, devido à reputação adquirida ao longo dos anos e também por causa do nível dos palestrantes convidados.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.