A direção do Instituto Bairral de Psiquiatria celebra de uma forma especial neste sábado os 25 anos da realização de seus famosos Simpósios , que se caracterizam pela abordagem de temas correlatos ao universo da Psiquiatria sempre com a participação de palestrantes de diversas especialidades nacional e mundialmente conhecidos. Não por acaso estes simpósios costumam ser bastante concorridos , atraindo profissionais e acadêmicos de diversas áreas de estudo de todo o Brasil.
A escolha do tema que celebra o jubileu de prata da realização dos Simpósios recaiu sobre a temática da infância e da adolescência ( “Psiquiatria da Infância e Adolescência”), por sugestão, segundo esclareceu o Diretor-Técnico do Instituto , o médico – psiquiatra Dr. Marcelo Ortis de Souza, de participantes de eventos anteriores. Segundo ele, trata-se de um público onde se verifica a ocorrência de diversos distúrbios comportamentais, muitos dos quais, frequentemente invadem o noticiário. Ainda de acordo com aquilo que esclareceu aos veículos de imprensa do município com os quais travou contato ao longo desta semana, que a raiz de boa parte dos problemas psicológicos e psiquiátricos desenvolvidos na fase adulta surgem nas etapas anteriores da vida .
A 25ª edição do Simpósio do Instituto Bairral de Psiquiatria acontece sábado. Desta vez a direção da instituição leva ao debate ‘Psiquiatria da Infância e Adolescência’, no auditório da unidade, com abordagens sobre o desencadeamento de diversos distúrbios comportamentais. As inscrições estão encerradas e a equipe envolvida na organização estima que cerca de 700 profissionais devem acompanhar as explanações ao longo do dia.
Para falar de temas devidamente selecionados pela comissão organizadora, desfilarão no anfiteatro do Instituto Bairral a partir das 9h15, até às 17h00 (com uma hora de intervalo), nada menos do que seis especialistas; Luiz Augusto Paim Rohde ( Epidemiologia e Desenvolvimento: Importância da Psicopatologia Infantil) ; Guilherme Vanoni Polanczyk ( O Neurodesenvolvimento e Seus Desvios de Trajetória); Mauro Victor de Medeiros Filho (Inibição e Sintomas Emocionais: O Caminho Para a Ansiedade); Taís Moriyama (Agressividade e Confronto: O Caminho Para Sintomas Disruptivos) ; Cristiano Nabuco de Abreu (Geração Digital e Seu Desenvolvimento), Sandra Scivoletto (Álcool e Drogas: As Populações de Risco durante a Infância). São todos profissionais com trabalho reconhecido no exterior segundo informou Ortiz.
Com prazo de inscrição mais dilatado, o Simpósio de hoje surpreendeu os organizadores pelo interesse demonstrado pelo público. “Todas as vagas foram preenchidas”, assegurou o diretor-técnico. Na assistência haverá presença não só de profissionais da área psiquiátrica, mas também de educadores e pedagogos, face ao tema escolhido.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.