Técnicos da EPTV (Emissoras Pioneiras de Televisão) Campinas, afiliada à Rede Globo na região, e autoridades municipais ativaram, na manhã da última quinta-feira, o sinal de transmissão de alta definição (HD – High Definition) da emissora em Itapira. A ação, que atende as normas da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aconteceu no Pátio das Antenas, no bairro Della Rocha II, e logo em seguida o sinal já passou a ficar disponível para a população.
Conforme explicou o supervisor de retransmissão e engenheiro elétrico da EPTV, Gustavo Henrique de Faria, para assistir ao canal com a nova tecnologia é preciso ter um aparelho televisor moderno ou com conversor digital, além de uma antena de recepção externa UHF na banda 5. “Com esse sistema pronto, o munícipe terá que fazer a sintonização automática ou manual pelo menu de configuração da TV no canal 42. Depois de sintonizado, para mudar o canal no controle é através das teclas 12-1 ou 12.1 “, explicou. O canal analógico continua sendo transmitido normalmente no canal 43, ou seja, os dois sinais estarão disponíveis.
A principal diferença da transmissão digital está na qualidade da imagem e do som, além da ausência de transferências. Durante a cerimônia de ativação, foram feitas demonstrações evidenciando as melhorias do sinal digital em relação ao analógico. Itamar Francisco Mineli, gerente de retransmissão da EPTV, comentou sobre os detalhes das linhas de expressões faciais, cores e maquiagens que ficam evidenciadas. “Novos maquiadores precisaram até ser contratados, pois qualquer imperfeição fica evidente”, exemplificou.
Arnaldo Amazonas, diretor de relações institucionais da emissora, disse que com essa ativação os itapirenses terão “outra televisão”. “A qualidade do sinal é absurdamente melhor e nada se compara. Todos vão sentir mais prazer em assistir televisão”. Ele calcula que 75% das cidades da região de cobertura da EPTV Campinas já tenham sinal em alta definição, sendo que algumas recebem diretamente da sede, devido proximidade. “No caso dessas cidades vizinhas, não há todo esse processo burocrático e demorado para instalação da antena. Esse posto custou para nós em torno de R$ 800 mil incluindo equipamento, instalação e manutenção da qualidade do sinal”, comentou. A contrapartida da prefeitura se deu na cessão do terreno por comodato através de lei aprovada pela Câmara Municipal, sendo que as negociações começaram há pelo menos três anos. “Os prefeitos (anterior e atual) sempre foram nossos parceiros. Se não fosse pelo trabalho deles, alguns anos ainda seriam necessários para essa ativação, pois se trata de um processo muito burocrático e demorado”, agradeceu.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.