A deterioração da crise na Síria levou a Organização das Nações Unidas (ONU) a dizer terça feira (12) que o país está em um estado de guerra civil e que o governo sírio já perdeu o controle de grandes áreas em algumas cidades para os rebeldes.
"O que está acontecendo claramente é que o governo da Síria perdeu algumas grandes áreas de território, várias cidades para a oposição, e quer retomar o controle", disse o subsecretário-geral de Operações de Paz da ONU, Hervé Ladsous.
Esta é a primeira vez que a ONU manifesta formalmente esse tipo de opinião sobre a situação na Síria.
Os comentários foram feitos no mesmo dia em que monitores enviados pelas Nações Unidas à Síria foram atacados ao tentar chegar à cidade de Haffa, sitiada por tropas do governo. Segundo Ladsous, o ataque foi deliberado.
A ONU diz que, após uma tentativa frustrada de chegar à cidade na ontem (11), hoje os monitores receberam permissão das forças do governo para passar pelo último posto de controle, na entrada da cidade.
No entanto, segundo a ONU, os monitores avaliaram a situação como pouco segura e desistido. Quando deixavam a entrada da cidade, foram atacados com pedras e barras de metal jogadas contra eles por uma "multidão enfurecida". Logo em seguida, homens armados não identificados abriram fogo. Nenhum monitor ficou ferido.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.