Um programa de computador pode ser uma poderosa ferramenta de apoio ao uso da internet para surdos, aumentando a autonomia na utilização de informação virtual. Acreditando nisso, o engenheiro Stefan José Oliveira Martins desenvolveu em sua dissertação de mestrado na Escola Politécnica (Poli) da USP o software Claw, que reúne avatar em 3D, imagens, vídeos, legendas, dicionário e outros recursos para beneficiar as pessoas com deficiência auditiva.
Com a orientação da professora Lucia Vilela Leite Filgueiras, a pesquisa já recebeu alguns prêmios. O protótipo ainda está sendo aperfeiçoado e não há previsão de quando estará disponível aos usuários.
De acordo com o Censo Demográfico de 2012 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população com deficiência auditiva supera nove milhões de pessoas. Mais informações sobre a ferramenta colaborativa podem ser obtidas pelo e-mail do [email protected]
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.