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Itapira, 21 de Setembro de 2024
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29/04/2011 | Sony publica em blog respostas às dúvidas de usuários da PSN
Após críticas de usuários da rede PlayStation Network (PSN) à Sony, que não agiu rapidamente após uma ataque hacker que pode ser roubado dados de 77 milhões de jogadores, a empresa divulgou no blog oficial do PlayStation uma série de respostas para questionamentos dos fãs sobre o problema.

A empresa só se manifestou oficialmente seis dias após o serviço que permite jogar games on-line, comprar títulos por meio de download, jogar games que exigem autenticação on-line e sincronizar Troféus. A previsão da Sony é que a PSN volte ao ar em até uma semana.

Patrick Seybold, diretor de comunicação da empresa, afirma que entre os dias 17 e 19 de abril foi descoberto que informações de contas de usuários ficaram comprometidas por conta de uma "intrusão não-autorizada" na rede e, por isso, a PSN e o serviço de música sob demanda, o Qriocity, foram desligados.

A firma de advocacia Rothken Law Firm entrou com ação na quarta-feira (27) contra a Sony por conta do possível vazamento de dados.

Confira uma lista com as principais perguntas e respostas da Sony para os usuários da PSN:

1 - Desde quando a rede PSN e o serviço de música on-line Qriocity estão fora do ar?
Os serviços foram desligados no dia 20 de abril em todas as regiões em que estão disponíveis.

2 - Por que a PSN e o Qriocity ficaram indisponíveis?
Uma "invasão externa" no sistema afetou os dois serviços.

3 - A Sony não está preparada para resolver um problema como esse?
Está sendo conduzida uma investigação completa da situação. Como se trata de um problema de segurança mundial, não será comentado detalhes do assunto.

4 - É um ataque do grupo de hackers Anonymous ou de outro?
Está sendo conduzida uma investigação completa da situação. Como se trata de um problema de segurança mundial, não será comentado detalhes do assunto.

5 - Por que a Sony está demorando tanto para restaurar a rede?
Assim que o problema foi detectado, a PlayStation Network e o Qriocity foram temporariamente desligados para que fosse possível conduzir uma investigação completa e verificar o funcionamento e a segurança dos serviços de rede. Os esforços para resolver o problema envolvem uma reconstrução do sistema para reforçar a infraestrutura de rede.

6 - Como a Sony irá evitar que este problema ocorra novamente?
Há uma investigação em curso, não será comentado detalhes do assunto. Há um trabalho para restaurar e fortalecer os serviços agora e contra futuras invasões.

7 - Quando a PSN estará no ar novamente?
Dentro de uma semana, após a restauração completa do sistema. O serviço ficará desligado para possibilitar uma investigação e garantir o perfeito funcionamento dos serviços de rede quando esses retornarem.

8 - A PSN sofreu ataque similar no passado?
Não.

9 - A Sony irá devolver o dinheiro de assinantes do PlayStation Plus ou de outros serviços?
A empresa sabe que o período de investigação e de análise do impacto do incidente possa causar prejuízo financeiro para os usuários. As opções de ressarcimento estão sendo analisadas.

10 - Quais informações dos usuários que podem estar comprometidas?
A Sony investiga os detalhes do incidente e acredita que uma pessoa não autorizada obteve as seguintes informações: nome, endereço completo, país, e-mail, data de nascimento, senha e nome de usuário na PSN. É possível que outras informações podem ter sido obtidas como histórico de compras e endereço de cobrança. Caso o usuário tenha um cartão de crédito cadastrado, é possível que o número do cartão (o código de segurança foi protegido) e data de vencimento também tenham sido obtidos.

11 - Como o usuário pode saber se as informações pessoais foram divulgadas?
A Sony avisará os usuários em seus e-mails associados à conta PlayStation Network e Qriocity. Também é possível entrar no site www.us.playstation.com/support para ver notificações sobre o assunto. Além disso, a empresa fornecerá informações sobre o assunto aos meios de comunicação. Para se proteger contra possíveis roubos de identidade ou outra perda financeira, é recomendável que se verifique e monitore constantemente o extrato do cartão de crédito.

12 - Usuários alegam que receberam um e-mail da Sony solicitando nome de usuário e senha da PSN. Ele é real?
A Sony não irá solicitar o número do cartão de crédito, código de segurança ou outras informações de identidade pessoal. Caso esta informação seja solicitada, não é da Sony.

Fonte: gazetaweb.globo.com

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