O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso autorizou o ex-deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), condenado na Ação Penal 470, o processo do mensalão, a passar uma semana com a família, em São Paulo, para as comemorações de fim de ano. Condenado por lavagem de dinheiro, após ter recebido R$ 50 mil do publicitário Marcos Valério, João Paulo Cunha terá sete dias, período autorizado pelo STF, para se deslocar até São Paulo, onde poderá passar o Natal ou o Ano-Novo com a familia.
Na decisão, Barroso defere "parcialmente" o pedido feito pelo ex-presidente da Câmara dos Deputados ?a se deslocar, pelo prazo máximo de sete dias, no período natalino ou de final de ano?, para a residência de seus familiares, ?em endereço que deverá ser previamente informado à Vara de Execuções Penais do Distrito Federal?.
Segundo o Ministério Público Federal, ficou comprovado que Cunha dissimulou a origem do dinheiro recebido pelo publicitário Marcos Valério ao enviar a mulher para sacar a quantia. Isso, segundo o órgão, configura crime de lavagem de dinheiro, pois o esquema de pagamento consolidado pelo núcleo financeiro, comandado pelo publicitário Marcos Valério, impedia a atuação de órgãos de fiscalização, como o Banco Central.
Editor Graça Adjutohttp://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2014-12/stf-autoriza-joao-paulo-cunha-passar-natal-ou-ano-novo-com-familia-em-spComentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.