Carregando aguarde...
Itapira, 04 de Janeiro de 2025
Notícia
22/04/2014 | Sucesso da Feira Noturna acaba criando área de atrito entre expositores

O assunto é tratado com reserva pelos principais in­teressados, mas pelo menos um comerciante estabeleci­do no Mercado Municipal e que também aderiu à cha­mada Feira Noturna, revelou que o sucesso da iniciativa já provoca áreas de atrito entre interessados em expor seus produtos. “Como não tem lugar definido, daqui a pouco vai ter gente que vai chegar de madrugada para pegar um ponto melhor”, ironizou o comerciante, que pediu para ter a identidade preservada.

Inaugurada oficialmente no dia 26 de março, a Feira Noturna foi inspirada em evento semelhante rea­lizado todas as noites de quarta-feira, em Mogi Mi­rim. Segundo afirmou José Alair de Oliveira, secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Am­biente, a ideia primordial da feira é exatamente permitir ao agricultor familiar uma  oportunidade a mais de vender seus produtos e ga­rantir ao público produtos fresquinhos e mais baratos.

Ao ser questionado so­bre este suposto clima de animosidade que estaria ocorrendo nos bastidores da iniciativa, ele afirmou desconhecer qualquer coi­sa nesse sentido. “A mim pelo menos ninguém veio reclamar”, reiterou. Zé Alair disse que se de fato houver algum problema isso acabará sendo resolvido da melhor forma possível. “Estamos aprimorando o modelo. Para isso precisamos estabelecer regras. A questão do uso do espaço público neste caso específico não pode privilegiar um cidadão em detrimento ao outro. Isto posto, é preciso ter bom senso. O diálogo é a melhor forma de resolver este tipo de pendência. Casos de in­disciplina, evidentemente, não serão tolerados”, avisou.

O agricultor Lázaro Maran­goni, que há 35 anos vende verduras no mercadão, disse que notou um acúmulo de barracas e que no seu en­tendimento é natural que haja algum tipo de conflito. “É preciso que as pessoas busquem seu espaço sem comprometer o trânsito das pessoas. Imaginou se as barracas tomarem conta de todo o espaço?” questionou.

Clayton Luiz Coraça, 34, da Santa Izabel Agricultura, disse que a pressa de alguns colegas em fincar bandeira para ter o ponto que considera melhor está acarretando problemas de logística. “Está ficando complicado trazer e tirar mer­cadoria. Daqui a pouco vai ter confusão”, enxerga.

Ricardo Takeuti, 50, há pelo menos 30 anos trabalhando na famosa barraca de pastel da dona Rosa, acha que a maior variedade de artigos em oferta é benéfica a todos. “Quanto maior a diversi­dade, certamente maior o público e isso acaba beneficiando tomo mundo que participa da feira”. Indagado se tem notado um público muito diferente daquelas pessoas que vão o Mercado Municipal aos domingos, Takeuti disse que em parte isso ocorre pela frequência do pessoal que sai do comércio e das casas bancárias. “De resto é praticamente o mesmo consumidor que vem em domingo”, avaliou.

 

Remodelação leva em conta manutenção da Feira, diz Paganini

O Prefeito José Nata­lino Paganini admitiu ao JORNAL A CIDADE que está muito contente com os re­sultados da Feira Noturna. Quando questionado a respeito de um projeto por ele encomendado logo no início de sua gestão para remodelar o espaço do Mercadão, afirmou que pretende executá-lo e que a principal dificuldade se reside no aporte necessário para a obra, estimado em torno de R$ 6 milhões. “Estou correndo atrás des­tes recursos, a exemplo de outras intervenções na área central da cidade que também pretendemos levar adiante”, afirmou.

Ele disse que o projeto de remodelação do Mer­cadão prevê a manuten­ção da Feira Noturna no local. “ O que vai mudar, a partir do momento em que executarmos a refor­ma, evidentemente, será arrumar outro local para que a Feira Noturna funcione enquanto durarem os trabalhos”, explicou.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1125 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções