O sucesso de público, com um total de 55 mil visitantes, que acumula desde a inauguração, no último dia 6, até ontem (16), levou o governo da Colômbia a estender até 18 de setembro, após o final da Paralimpíada, sua casa de hospitalidade na Rio 2016.
A Casa Colômbia está instalada no Centro Cultural do Ministério da Saúde, na Praça XV, centro do Rio de Janeiro, não cobra ingresso e previa reunir em torno de mil pessoas por dia. Inicialmente, a casa ficaria aberta até o próximo domingo (21 de agosto), mas a procura superou todas as expectativas do governo colombiano, que deixa como legado reformas efetuadas no centro cultural, que incluem uma plataforma elevatória para acessibilidade de pessoas com deficiências.
A Colômbia é o único país sul-americano, além do Brasil, a ter uma casa de promoção da cultura, turismo, produtos e tradições nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro. No local, funciona um consulado móvel para atender os colombianos que estão no Rio para as competições. A comunidade colombiana que vive na cidade soma oito mil pessoas.
São várias as atrações que enchem os olhos e a boca de brasileiros e turistas, entre as quais o doce típico La Oblea, formado por dois discos de massa crocante com recheios variados, como doce de leite e brigadeiro. Outras atrações são a exposição interativa do Museu do Ouro, pertencente ao Banco da República, e a mostra de peças do artesanato colombiano, com destaque para louças e produtos de cestaria. Estão expostas ainda as famosas rosas colombianas.
Tem música típica da Colômbia tocando o tempo todo, enquanto o público conhece o local. No palco montado na casa, foram recebidos os quatro medalhistas olímpicos da Colômbia na Rio 2016 até o momento, sendo dois de ouro e dois de prata. Integrada por 147 atletas, a delegação colombiana para a Olimpíada Rio 2016 é a maior da história do país e também a que apresenta os melhores resultados em olimpíadas.
A programação oferece degustação permanente de café para os visitantes. O produto é considerado um dos melhores do mundo. Uma variação é o café granizado, ou café gelado, típico da região de praia da Colômbia. Aspectos culturais e históricos do país estão presentes na Casa, que expõe também produtos que fazem parte do comércio bilateral com o Brasil.
Na área de turismo, o governo da Colômbia destaca que aumentou em 40% o número de turistas brasileiros para o país no primeiro trimestre deste ano. Em 2015, o Brasil enviou 188 mil turistas à Colômbia, com tendência de expansão. Os principais destinos visitados pelos brasileiros são Cartagena, San Andrés e a capital Bogotá, portão de entrada no país.
A Casa Colômbia na Rio 2016 é uma promoção da Embaixada da Colômbia no Brasil e do Comitê Olímpico Colombiano, com parceiros públicos e privados.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/rio-2016/noticia/2016-08/sucesso-leva-casa-colombia-prorrogar-funcionamento-na-rio-2016Alana Gandra - Repórter da Agência BrasilComentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.