A Companhia de Teatro Talagadá anuncia participação, de 01 a 08 de junho, no 7º Festival Internacional de Marionetas da cidade de Monte Mor, em Portugal, onde vai exibir o espetáculo “Na Boca do Lixo”. Conforme mencionou Danilo Lopes, um dos componentese fundadores do grupo, ao lado de João Bozzi e Valner Cintra, trata-se de um dos mais importantes festivais de teatro da Europa, organizado pela Companhia Alma D’Arame, e conta com importante participações de grupos europeus e de outros continentes.
Lopes explicou ainda que durante o festival, além das encenações ocorrem diversos eventos correlatos, como palestras, oficinais e debates. Tem vínculos com outras organizações famosas como a Bienal Internacional de Marionetas de Évora e o Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas de Lisboa.
Foi por intermédio do professor universitário, autor e diretor teatral Wagner Cintra, que o grupo soube da realização do festival. “Ficamos sabendo do festival por intermédio do Wagner, que também irá participar do mesmo festival com o Projeto Rio, do Teatro Didático da UNESP, que nos informou sobre esse festival e que pela nossa proposta de trabalho eles iriam se identificar com nosso espetáculo. Assim entramos em contato com os organizadores e enviamos nosso trabalho para que fosse avaliado e logo em seguida eles nos comunicaram que fomos aprovados. O festival é especificamente na linguagem do teatro de bonecos, a seleção passa por uma comissão avaliadora formado por membros do grupo Alma d´Arame de Portugal. Nosso contato com os organizadores teve inicio no começo de abril e de lá pra cá eles acompanham nossa trajetória pelo nosso site e foram conhecendo mais o nosso trabalho por meio dos projetos que estamos realizando aqui no Brasil. Semana passada tivemos um encontro com os organizadores em São Paulo, onde fechamos toda a viabilização de nossa ida para Portugal”, detalhou Danilo Lopes.
Lá em Portugal, o grupo pretende estreitar contatos com outras companhias europeias e pavimentar apresentações em outros países do continente. Vamos aproveitar a ocasião e tentar viabilizar também apresentações na Espanha, nas cidades de Sevilha e Barcelona por meio do contato com outra Companhiade Bonecos”, revelou.
O espetáculo aprovado pelosorganizadores do festival é um trabalho de autoria própria do grupo que foi concebido em 2011. Segundo Daniloo espetáculo já foi apresentado em diversos festivais em várias cidades brasileiras.”Já passou por cidades como São Paulo, Curitiba, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Bauru, São José do Rio Preto e Araçatuba, além de algumas apresentações na nossa cidade sede aqui em Itapira. Ao todo o espetáculo já está com mais de 100 apresentações em 03 anos de vida. O espetáculo é uma intervenção de rua de 15 minutos que conta a história de um homem que tem que escolher entre os prazeres mundanos e o amor de sua família, e cabe a ele tomar sua decisão”, resumiu.
Viajarão Danilo, Valner e João Bozzi. Eles terão que custear a passagem de avião. A participação no festival e deslocamentos em Portugal e outros gastos com hospedagem e alimentação correrão por conta dos organizadores. Danilo informou ainda que esta ausência do grupo não vai interferir de forma alguma no andamento do Projeto Festival Tropé, realizado com apoio da Secretaria Estadual de Cultura, que ensina a estudantes da rede estadual processo de criação e montagem de peças teatrais. “O trabalho com o Festival Tropé aqui em Itapira continua de vento em polpa e nossa ida para Portugal não atrapalha em nada o andamento do projeto. As oficineiras contratadas para ministrar as aulas continuam. O resultado já está sendo bem bacana e logo mais teremos os espetáculos montados e apresentados para a população itapirense”, concluiu.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.