A Cia Talagadá - Teatro de Formas Animadas faz o lançamento de seu novo projeto no sábado, 15, às 11h, na Praça Bernardino de Campos. Intitulado Romeu e Julieta, o espetáculo é uma adaptação da obra de William Shakespeare e inspirada no trabalho do artista Arthur Bispo do Rosário, que utiliza uma linguagem diferenciada para recontar a história. “Ele é um artista autodidata, que passou 40 anos internado em um manicômio e lá ele produzia suas obras.
Pouco antes dele morrer seu trabalho começou a ser reconhecido como arte”, contou o diretor da peça e ator da Talagadá, Valner Cintra.
O grupo foi contemplado com um edital do ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) no valor de R$ 80 mil para montagem e circulação da peça que é voltada para a rua e unirá a interpretação dos três atores da Cia – Danilo Lopes, João Bozzi e Valner Cintra – com a de dois músicos (Diogo Gomes e Luan Freitas). A trilha sonora é de Luís Giovelli. “Serão cinco moradores de rua que contam, através de objetos do dia a dia deles, a história de Romeu e Julieta. Na verdade, é só um pretexto para falarmos sobre violência, intolerância, amores impossíveis e discriminação”, adiantou Cintra.
Todo musicado e sem falas, o espetáculo tem duração de 60 minutos e será apresentado em duas versões: By Day e By Night. A essência do projeto permanece inalterada, mas o teor das críticas, as metáforas e o humor será dosado de acordo com a classificação livre ou para maiores de 16 anos. “Temos essa preocupação em dialogar com os locais e também em relação à formação de público”, destacou o diretor.
Na primeira temporada, a Cia Talagadá fará seis apresentações em Itapira, duas em Mogi Guaçu, duas em Espírito Santo do Pinhal, duas em Mogi Mirim, três em São Paulo, uma em Santo André e uma em São Bernardo do Campo. “Desde o início nossa ideia era levar o espetáculo para os bairros e descentralizar. Uma alegria nossa foi levar a peça para Barão e Eleutério, que quase não recebem nada cultural, e também na Praça Betinho, atrás da Escola Cândido de Moura. Queremos mobilizar todo esse pessoal e contamos muito com a participação do público, pois se trata de um espetáculo interativo e para nós essa circulação será como um grande laboratório. Acreditamos que ele passará a ganhar mais forma a partir de cada apresentação”, comentou o ator Danilo Lopes.
Completando quatro anos, a Cia Talagadá celebra todas as conquistas nesse período e não deixa de mencionar os mais de dez anos de Pirandello. “Cresceu mais do que a gente esperava. O que a gente conseguiu nesse período poucos conseguem como, por exemplo, conseguir projetos aprovados pelo ProAc, participar de diversos festivais, dentre eles alguns internacionais, e organizar um festival em Itapira”, orgulha-se João Bozzi, ator e manipulador.
“Muito desse sucesso é devido os anos de trabalho e experiência do Pirandello, que apesar de amador, tinha cuidado de profissional com todos os espetáculos. Romeu e Julieta também nos permite resgatar essa vontade antiga de voltar a atuar, o que é difícil, porque o manipulador fica sempre em segundo plano e o objeto é que tem que aparecer. É um trabalho de ego muito grande e um desafio não deixar os personagens competirem com os objetos”, complementou Valner Cintra.
Todo o cenário, objetos, bonecos e até instrumentos de percussão utilizados na peça foram produzidos pelos membros da Cia, sempre tomando como base a obra de Bispo do Rosário, que dá muita atenção aos detalhes. Para auxiliar no desenvolvimento do projeto, os atores também contaram com o apoio de pessoas de fora, dentre eles Vagner Cintra, professor de teatro da Unesp, e de Cida Prado, de São Paulo. “O Vagner tem nos orientado muito e a Cida, que tem um trabalho muito bacana com clown, palhaço e máscara, também tem nos ajudado na interpretação cômica através de oficinas”, disse Lopes.
Apresentações
Romeu e Julieta será lançado no próximo sábado na Praça Bernardino de Campos. Às 11h, a versão apresentada será a ‘By Day’ e às 21h a ‘By Night’. A apresentação em Eleutério será no domingo, 16, às 10h. No mesmo dia, às 16h, Barão Ataliba Nogueira também recebe a peça. Ambas serão versão ‘By Day’.
No dia 22, o Parque Juca Mulato vira palco para o Talagadá, com a versão livre às 10h e para maiores de 16 anos às 21h. Por fim, no dia 23, o espetáculo versão ‘By Day’ vai para a Praça Betinho às 10h e no CEU, no Istor Luppi, às 16h.
A divulgação junto às escolas será iniciada na próxima semana junto com o trabalho via internet, com cartazes, panfletos e com ajuda de parceiros em municípios vizinhos.
Infantil
O espetáculo infantil Monstro & Cia, o único que faltava para a Cia e que será mais comercial, também já foi iniciado e está previsto para o ano que vem. Toda a produção está pronta, restando apenas ensaios. “Queremos ter uma intervenção de rua, um espetáculo de palco, um de rua e um infantil, que é o que falta. Então a ideia é circular com todos eles”, finalizaram os atores