Da Agência Lusa
Teerã - Um "espião que trabalhava para o MI6", serviços secretos externos britânico, foi detido na província de Kerman, no Sudeste do Irã, informou hoje (14) a agência de notícias oficial iraniana Irna.
"Graças aos esforços das forças de segurança iranianas, um espião que trabalhava para o MI6 foi detido, depois de meses de complexas atividades secretas", declarou Dadkhoda Salari, presidente do Tribunal Revolucionário da província de Kerman, à Irna. O fato ocorre no momento em que o Irã e o Reino Unido tentam restabelecer as relações diplomáticas, rompidas em 2011.
O acusado teria se reunido, dentro e fora do Irã, com quatro membros dos serviços secretos britânicos, aos quais entregou informações e recebeu "planos contra a República Islâmica" em cada um dos encontros, assegurou o presidente do tribunal.
"Com instruções e treinos dos agentes secretos [britânicos] o espião recompilou e transferiu informações", acrescentou Salari. O alegado espião será julgado e, segundo Dadkhoda Salari, confessou todos delitos de que é acusado.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.