Um grupo de Itapirenses à bordo da van do Marylton esteve neste domingo, 29, no Morumbi, levando o apoio da torcida de Itapira ao time sensação, um dos melhores do mundo, o glorioso Santos Futebol Clube.
O Campeonato Paulista é o primeiro torneio de futebol realizado no Brasil. Começou em 1902. Entre os grandes, o Corinthians acumula 26 títulos; Palmeiras, 22; São Paulo, 20 e o Santos, 19.
O Paulistão tem outro título histórico no futebol brasileiro por ter-se sido o primeiro campeonato profissional de futebol no Brasil em 1933. Antes disso, o futebol em todo país era amador e praticado majoritariamente por estudantes universitários que representavam a elite social brasileira. Por conta da elitização do futebol, o processo de profissionalização foi traumático, gerou muitas discussões entre clubes e federações. O futebol que hoje é o esporte mais popular do planeta, até 1932, no Brasil, era avesso à popularização.
Considerando apenas o período profissional, o ranking dos times vencedores do Campeonato Paulista muda completamente: São Paulo, 20; Santos, 19; Palmeiras e Corinthians, 18. Nesse ranking, como finalista do campeonato 2012, o Santos tem a chance de empatar com o São Paulo.
Outra possibilidade que a final do Campeonato Paulista reserva ao Santos é a conquista, pela terceira vez, do tricampeonato. A primeira ocorreu nos anos de 1960, 1961 e 1962. A segunda foi em 1967, 1968, 1969. Agora a tríade ser completa com as conquistas de 2010 e 2011. A façanha de conquistar três campeonatos paulista - o regional brasileiro de maior expressão - seguidos não é tão fácil como pode parecer. Da primeira conquista santista em 1962, nenhum outro time do estado, salvo o próprio Santos em 1967, conseguiu fechar a sequência tripla.
O CQC no meio da nossa torcida
O jogo de domingo foi emocionante, apesar da equipe sãopaulina não oferecer grande perigo, mesmo contando com o apoio de noventa por cento da lotação do Morumbi. No começo os nossos gritos eram totalmente sufocados. Mas, com o passar do tempo...
A torcida do São Paulo estava tão freneticamente esperançosa com a possibilidade de derrotar o alvinegro praiano que quase não acreditou ao ver no terceiro minuto de jogo Arouca rolar com categoria para Alan Kardec, Paulo Miranda, sem alternativa, interromper a jogada dentro da área. Na cobrança do penalti, Neymar fez o centésimo gol com a camisa do Peixe.
Como santista ri à toa, não é mesmo?
Aos 31, depois do São Paulo errar na saída de bola, Ganso lançou para Neymar ampliar o placar.
Ao três minutos do segundo tempo, Neymar poderia ter feito o terceiro após rebote de Dênis, mas a bola acertou a trave.
Aos 10, Rafael sentiu uma lesão e foi substituído por Aranha.
Aos 18, Casemiro tocou para Wilian José bater rasteiro e fazer o primeiro do Tricolor. A torcida sãopaulina que estava calada se animou e passou a empurrar o São Paulo para o empate.
Aos 32, Neymar sepultou, de vez, o ânimo da torcida que dominava o Morumbi, contou com a falha de Dênis e completou o terceiro. A partir daí, o time da vila administrou a posse de bola e esperou o juiz encerrar para comemorar a vaga na final.
São Paulo 1 x 3 Santos
Árbitro: Paulo Cesar de Oliveira;
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Vicente Romano Neto;
Assistentes adicionais: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza e Marcelo Rogério;
Quarto árbitro: Guilherme Ceretta de Lima;
Local: estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, em São Paulo;
Data: dia 29 (domingo), às 16h.
São Paulo: Dênis; Piris (Rodrigo Caio), Rhodolfo, Paulo Miranda e Cortez; Denílson, Casemiro (Osvaldo), Cícero e Jadson (Fernandinho); Lucas e Willian José.
Técnico: Emerson Leão.
Santos: Rafael (Aranha); Maranhão, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Adriano, Elano e PH Ganso; Alan Kardec e Neymar.
Técnico: Muricy Ramalho.
Gols: Neymar (SAN), aos 3’ (pênalti), 31’ 1T e 32’ 2T, Willian José (SPO), aos 18’ 2T.
CA: Paulo Miranda, Piris, Cícero, Rodrigo Caio (SPO), Maranhão, Aranha (SAN).
CV: Cícero (SPO).
Recado à torcida itapirense. Entrar urgente no Facebook - Torcida Santista de Itapira - solicitar amizade, postar noticias e fotos do glorioso alvinegro praiano.
Observação: o presente texto não reflete a preferência esportiva do PCI que tem na direção adminsitrativa um sãopaulino convícto, na gerência de desenvolvimento um palmeirense doente e na reportagem uma corintiana apaixonada.
Esse foi texto elaborado com "total imparcialidade" por Nino Marcati, torcedor do Santos FC desde 1969, do segundo melhor time do mundo até o Barcelona perder a Liga dos Campeões, recentemente. Agora, sem sombra de duvida, o primeiro.
A nossa torcida.
Nino, Marylton, Carol, Mara no primeiro plano. Atrás Ricardo, Rafael e Pedro.