Um pequeno cartaz afixado sobre o balcão é a forma com que o comerciante José Antonio Silveira, de 56 anos, encontrou para alertar à clientela que dentro de mais alguns dias estará com as portas fechadas. A rigor, seria apenas mais um entre dezenas de casos que ocorrem a cada ano de abertura e fechamento de um estabelecimento comercial.
Mas no caso de Silveira, a conversa é mais embaixo. Afinal, a Casa de Carnes São José é, a rigor, o último estabelecimento do gênero que ainda resistia bravamente aos tempos modernos. Inaugurado no início de 1970, o estabelecimento marcou época num período onde a região caracterizada pelo encontro das ruas Comendador João Cintra, Sete de Setembro e Saldanha Marinho, ao invés de tantos estabelecimentos comerciais que se proliferaram ao longo destas décadas, era uma área eminentemente residencial . Ele se recorda por exemplo que o Mercado Municipal, situado logo mais acima, era um pólo que atraia pessoas de toda a cidade e , consequentemente, movimentava também todos os arredores. “ Pessoas que iam ou vinham do mercadão batiam ponto no meu estabelecimento”, recorda.
Silveira relatou que a decisão de fechamento era inevitável. “ O foco deste tipo de comércio mudou muito. Ficou impossível concorrer com os supermercados. Para que isso seja possível, é preciso um investimento muito grande que não tenho condições de realizar e que certamente não traria o retorno desejável”, avaliou. Os novos hábitos de consumo fizeram com que ele se virasse com alguns paliativos , transformando parte do estabelecimento em uma pequena mercearia. “ Só me manti nestes últimos anos graças a estas miudezas”, disse, ao atender uma cliente que foi até o local para comprar doces.
Silveira disse que já tem em vista um outro local para não ter que parar em definitivo, na avenida dos Italianos. Apesar das dificuldades elencadas por ele, faz questão de assinalar que foi naquele local que conseguiu o sustento para a família e criou seus dois filhos Everton de 28 e Eduardo de 23. Dos dois, Éverton é aquele que seguiu os passos do pai. Eduardo está empregado na equipe de colaboradores do Laboratório Cristália. “ Por mais que a gente diga que não sente, na verdade, mudar daqui causa um pouco de tristeza . Afinal o estabelecimento funciona a muito tempo”, comentou Éverton.
Morador na Vila S.Vicente, José Antonio Silveira disse que lamenta apenas o fato de se privar da companhia da clientela. “ Alguns ( dos clientes) estão comigo desde o dia que abri a porta”, mencionou. Segundo ele, alguns destes clientes sentirão falta do atendimento personalizado, da conversa familiar e de artigos que fizeram fama do local como é o caso da famosa lingüiça caipira feita pelo próprio comerciante. “ O importante é que vamos mudar para melhor”, confia.
Pai e filho: José Antonio e Éverton Silveira já sentem o clima de nostalgia com o fechamento do estabelecimento
No local onde funciona a casa de carnes, moradias deram lugar para estabelecimentos comerciais
Veja alguns fatos marcantes de 1970, ano em que a Casa de Carnes São José começou a funcionar
Janeiro: O regime militar endurece a repressão contra a luta armada
Hélio Pegorari inicia o segundo ano de seu mandato de prefeito
Fevereiro: o código de barras é introduzido pela primeira vez como identificador de mercadorias
Março: Perdidos na Noite ( Midnight Cowboy) de John Schlesinger recebe o Oscar de melhor filme. Guerrilheiros da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) seqüestram em São Paulo o cônsul do Japão.
Abril: Paul McCartney anuncia a dissolução dos Beatles
A China torna-se o quinto país do mundo a colocar um satélite em órbita
Maio - Terremoto no Peru mata 72 mil pessoas
Nasce em Londres a modelo Naomi Campbell
Junho – A Seleção Brasileira conquista o tri-campeonato mundial no México
Julho: Avião DC-8 cai no Canadá e mata 108 pessoas.
Enquanto isso o Boing 747 faz o primeiro vôo comercial para Londres
Agosto- Ciclone em Blangadesch mata cerca de 500 mil pessoas
Setembro : Morre de overdose Jimmy Hendrix
Outubro: Manifestações contra a guerra do Vietnã tomam conta dos EUA
Desfile cívico assinala os 150 anos de Itapira
Novembro – A Novela Assim na Terra como no Céu atinge recorde de audiência na TV Globo
Dezembro: A população mundial atinge 3.630 milhões de pessoas