A semana foi de novidades para os muitos motoristas que circulam pelas imediações do Jardim Soares. Desde quarta-feira, o trecho da avenida Henriqueta Soares, que compreende as proximidades do Hospital Municipal, passou a ter sentido único de direção, primeira etapa do processo que vai direcionar todo o fluxo de veículos em sentido único nos cerca de 1,6 mil metros entre a própria Henriqueta Soares e a avenida Liberdade, no lado oposto.
Até o final desta semana é pretensão do setor de Trânsito da Prefeitura concluir o anel definindo circulação sentido anti-horário, subindo a Henriqueta (sentido Restaurante Scaglia’s), conversão em frente ao Hospital, descendo a avenida Liberdade (sentido Agrodel) até o trevo que dá acesso ao bairro Penha Rio do Peixe, Rodoviária , Assad Alcici e Della Rocha III.
Clayton Ribeiro, secretário de Defesa Social que acumula funções de Diretor do Setor de Trânsito, disse que a mudança vem sendo feita de forma paulatina devido à necessidade de que seja feita toda sinalização horizontal e vertical. “Sem a sinalização não tem como proceder a mudança de uma vez só”, explicou. Este é o motivo, conforme argumentou, de sua previsão de que as mudanças serão efetivadas até o final da semana. “Temos muito serviço pela frente e nossa equipe é reduzida. Não dá para exigir mais do que já vem sendo feito”, deduziu.
Segundo Ribeiro, esta mudança já vem sendo cogitada há pelo menos 12 anos. Ele entende que a transformação sócio-econômica do local foi preponderante para que os planos fossem desengavetados. “Toda aquela região cresceu muito e as duas avenidas se tornaram espécie de corredor comercial. Com outras medidas correlacionadas como por exemplo a definição de um corredor exclusivo para caminhões (avenida dos Italianos) começamos a colocar em prática o planejamento”, relatou.
Segundo ainda informou o responsável pelo setor de trânsito, foram realizadas reuniões com moradores e comerciantes antes da definição do novo itinerário. Salientou que o próprio Prefeito José Natalino Paganini participou destes encontros.
Limite
Ribeiro disse que a velocidade máxima no local deverá ser fixada em 40 km por hora. “Trata-se de um local onde existem também equipamentos públicos como escola, creche, posto de saúde , hospital e academia de ginástica. Além disso terá estacionamento dos dois lados e não podemos imaginar velocidade acima dos 40 km por hora no local”, defendeu. Além dos estacionamentos em linha, haverá vagas para deficientes, idosos e locais de carga e descarga.
O fato das alterações serem novidade num primeiro momento vai eximir motoristas mais desavisados num primeiro momento, mas Ribeiro disse que após um período de orientação, serão multados veículos que circularem na contra-mão. O setor de comunicação da Prefeitura elaborou material informativo que será distribuído à população esclarecendo as mudanças feitas. Apesar de bem sinalizado o local, muitos motoristas e condutores de motocicletas seguiram na contramão de direção.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.