O setor de Trânsito da Prefeitura começa a instalar a partir de segunda-feira, 16, em várias regiões do município e até na rodovia SP -147, nas proximidades da entrada principal da cidade, placas indicativas para orientar motoristas de caminhões a respeito da aplicação da Lei 5066/2013, regulamentada pelo Decreto 89/2013. Clayton Ribeiro, diretor do Departamento de Trânsito informou que nesta semana ele e outros colaboradores da atual administração (como a Secretaria de Defesa Social) foram convocados para uma reunião com o prefeito José Natalino Paganini (PSDB) que solicitou informações sobre os preparativos para que as medidas restritivas sejam implantadas. “ O prefeito vem acompanhando com especial interesse esta questão”, disse Ribeiro.
Basicamente a determinação é para que o transporte de carga que utilize caminhões maiores do que os chamados ‘3/4’ façam seu trabalho de carga e descarga em dois horários pré-determinados, das 7h00 às 9h00 e as 18h00. Fora desse horário eles terão permissão para circular somente em bolsões pré-fixados como a avenida dos Italianos em todo seu prolongamento e em ruas que dão acesso aos distritos industriais. “Um dos aspectos fundamentais desta legislação é a questão da segurança. Itapira para quem chega apresenta várias ruas em declive, locais onde a presença desses caminhões é vista com reservas pela população”, comentou Ribeiro. Ele acrescentou que carretas de forma alguma poderão circular fora da rota estabelecida. “Vamos aliviar o trânsito de alguns locais problemáticos como a avenida Rio Branco e a rua 24 de outubro”, prevê.
Indagado como os comerciantes e empresários em geral que têm negócios na área de abrangência da nova lei irão se virar quando precisarem receber mercadoria foram do horário estabelecido, ele informou que os interessados deverão fazer uso do caminhão tipo ¾ ou furgões, cujo acesso não será impedido. “O uso destes veículos tem se tornado uma exigência em cidades de grande porte como São Paulo e o sucesso desta medida tem incentivado outros municípios a adotá-la”, ilustrou.
Problemas
Ao ser perguntado se não temia reação negativa, principalmente de profissionais do volante e comerciantes em geral, Ribeiro garante que foi feita comunicação oficial da nova medida a uma gama muito ampla de interessados e que muitos deles já tomaram iniciativa de conversar a respeito das mudanças. A partir de janeiro, segundo ele, os agentes de trânsito estarão orientados a multar infratores.
Ele disse que problemas pontuais deverão ser objeto de uma maior atenção dos agentes de trânsito. É o caso dos proprietários de caminhões residentes na cidade. “É uma situação que teremos que buscar uma forma mais racional e funcional para resolvê-la. Já estamos estudando algumas alternativas que iremos divulgar no momento oportuno”, prometeu.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.