O esperado milagre não aconteceu e a Esportiva foi rebaixada para a Série A -3, no último sábado ao perder fora de casa para a equipe do Capivariano pelo placar de 3 a 1. O time até fez uma boa partida e perdeu inúmeras chances de marcar e acabou derrotada.
O Capivariano abriu o marcador com o atacante Silas na primeira etapa. A Esportiva empatou com Roberto Jacaré, mas após os 40 minutos da segunda etapa o Capivariano voltou marcar com George e Rodolfo.
A partida foi marcada pelo incidente em que o jogador Diego Bombinha agrediu o preparador físico Sérginho Tanaka, fato considerado lamentável por parte da direção da equipe. O preparador físico pediu calma ao jogador que estava irritado e se achava preterido, pois gostaria de entrar na partida e em um ato impensado desferiu uma cabeçada no preparador físico.
Em relação à celeuma causada pelo nome do presidente Luis Marcos de Paula constar na súmula da partida como técnico da equipe, foi explicada por uma membro da equipe. “O presidente acreditava que sua presença no banco de reservas daria um estimulo, um ânimo a mais para a equipe, porém antes de entrar em campo, houve um problema de documentação e o presidente não pode ficar no banco de reservas, pois estava sem sua carteira de identidade, documento obrigatório nestes casos. Vale lembrar ainda que o técnico Paulinho Ceará cumpria o segundo jogo de suspensão e não ficaria no banco” disse.
Com a vitória o Capivariano ficou com o título e uma vaga no Paulistão 2015, além de um lugar na Copa do Brasil também de 2015. Alcançaram ainda o acesso para a elite do futebol paulista o Red Bull, que ficou empatado em pontos com o Capivariano, 40 a 40, mas perdeu o título no número de vitórias 12 contra 11. O São Bento que foi o terceiro com 37 pontos e o Marília o quarto colocado com 36.
Foram rebaixados o Grêmio Barueri, Esportiva e Grêmio Osasco todos com 17 pontos, além do São José que com oito pontos já estava rebaixado há bastante tempo.
Em sua pífia campanha a Esportiva conquistou cinco vitórias (São Caetano, Grêmio Osasco, Monte Azul, Ferroviária, em casa, e São José, fora), dois empates contra o Red Bull no Chico Vieira e contra o Guarani jogando em Bragança Paulista). A equipe sofreu ainda 12 derrotas, marcou 15 gols e sofreu 32, ficando com um saldo negativo de 17 gols.
Dos pontos conquistados 10 foram sob o comando de Paulinho Ceará que dirigiu a equipe em 13 partidas. Ruy Scarpino conquistou sete pontos em seis jogos.
Durante esta semana a preocupação da direção do clube era acertar com os jogadores, pois a maior parte dos contratos venceu na terça feira e a diretoria se empenhou em acertar com os atletas e todos foram dispensados.
Futuro
A diretoria do clube deve se reunir nos próximos dias para definir o futuro. A participação na Copa Paulista não está descartada, mas depende de alguns detalhes, mas só deve ser definida após a Copa do Mundo, no mês de julho.
Caso venha a disputar a Copa Paulista, apenas alguns dos jogadores que disputaram a Série A-2 devem ser aproveitados. A intenção é trabalhar com alguns jovens que demonstrem potencial e também com atletas que possam já formar uma base para a disputa da Série A-3.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.