O líder do partido laico Nidaa Tounès, Béji Caïd Essebsi, de 88 anos, e o atual presidente, Moncef Marzouki, de 69 anos, disputam neste domingo (21) o segundo turno das eleições presidenciais na Tunísia. Cerca de 5,3 milhões de eleitores estão habilitados para votar.
Segundo as pesquisas, Essebsi é o favorito. No primeiro turno, realizado no dia 23 de novembro, ele ficou com 39,46% e Marzouki, com 33,43%.
É a primeira vez, desde a independência, em 1956, que os tunisianos escolhem livremente o presidente do país.
A vitória de Essebsi no primeiro turno cnsolidou os resultados obtidos nas eleições legislativas pelo partido dele, uma coligação heterogênea de militantes de esquerda, sindicalistas, empresários e antigos membros do regime, unidos pela oposição aos islamitas do partido Ennahda.
Essebsi disputa a Presidência com seu histórico opositor Moncef Marzouki, que viveu anos no exílio na França e voltou à Tunísia após a revolução de 2011, sendo eleito presidente interino pela Assembleia Constituinte.
A eleição de hoje encerra o ciclo de transição política iniciado com a revolução de 2011 que depôs Zine el Abidine Ben Ali, que estava no poder há 23 anos.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014-12/tunisia-realiza-neste-domingo-segundo-turno-da-eleicao-presidencial Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.