24/04/2012 | TV PCI - Conversa de Gente Grande com Cristina Gomes
Nesta segunda-feira, 23, a TVPCI recebeu a presidenta do Sindicato dos Servidores Municipais de Itapira para uma Conversa de Gente Grande.
A presidenta respondeu com tranquilidade todas as perguntas. Veja o resumo. Vale a pena ver a entrevista na íntegra.
Sobre as negociações por setores: A Educação, Saúde e Guarda Municipal são participativos, oferecem sugestões. Nós vamos para as discussões com as informações colhidas nesses setores. Precisamos que todos os servidores participem ativamente do processo. Estamos avançando.
Sobre o reajuste dos servidores durante a administração do Novo Tempo: Cristina admitiu que nesse período, o reajuste ficou abaixo da inflação, mas não por falta de luta. Só abriu mão da pauta em 2005.
Sobre o aumento do orçamento e o reajuste dos servidores: De 2005 para 2012 o orçamento municipal cresceu 140%. Enquanto isso os servidores tiveram um reajuste na ordem de 27%. Segundo a presidenta, o grande problema ficava para o limite fiscal para a folha de pagamento.
Sobre a CPI do Desvio: Cristina continua achando que a folha de pagamento teve aumentos não explicados e que a CPI não foi tão a fundo como deveria.
Sobre a exoneração de Benedito Robles: O sindicato não teve acesso aos resultados da sindicância e do processo administrativo, mas acredita pelas informações que tem que Benedito poderá ter a aposentadoria caçada.
Sobre o caso das professoras e da criança queimada: O sindicato está movendo ações indenizatórias contra a grande imprensa que condenaram as professoras e as expuseram à opinião pública. Cristina concorda que o caso tomou volume diante do silencio da administração.
Sobre as irregularidades cometidas contra os servidores: Cristina enumerou a questão da insalubridade, transporte irregular dos trabalhadores, imperfeições salariais etc..
Sobre o respeito aos direitos dos servidores: Cristina foi curta e grossa: você já viu patrão respeitar os direitos dos trabalhadores sem a gente precisar brigar?
Sobre calar-se diante do erro da Câmara ao vincular o reajuste dos vereadores aos dos servidores municipais do poder legislativo, mas informando ser do poder executivo: a presidenta estava ocupada com outros afazeres na casa, em defesa dos trabalhadores.
Sobre os reajustes diferentes entre o poder executivo e legislativo: os poderes são independentes.
Sobre o reajuste dos vereadores, vice-prefeito, secretários e diretores: Cristina, rapidamente, lembrou os princípios da Administração Pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Logo, de todos os princípios, a câmara cumpriu todos, exceto o da publicidade onde o poder público deve agir com a maior transparência possível. Quanto ao reajuste em si, Cristina entende que os vereadores tem o direito às atualizações como as demais categorias.
Assista!
Fonte: Da Redação do PCI
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.