A Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro informou hoje (5) que pagará, até o fim da próxima semana, parte dos salários de dezembro e janeiro dos funcionários terceirizados da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Em 18 de dezembro do ano passado, a reitoria foi obrigada a antecipar o recesso das aulas após protesto dos trabalhadores, que espalharam lixo por toda a universidade. Em nota, a Secretaria da Fazenda diz que a Subsecretaria de Finanças tem se reunido ?com os responsáveis pelas unidades gestoras do estado para tratar das prioridades de pagamentos de cada uma que ficaram sem os repasses previstos no orçamento do ano passado. A secretaria explicou que as áreas prioritárias são saúde, educação, assistência social e segurança.
De acordo com a secretaria, ?em breve?, será assinado um decreto estabelecendo formas de pagamento que levem em consideração, principalmente, as áreas prioritárias.
Enquanto os salários dos terceirizados não é posto em dia pelo governo, os servidores têm recebido ajuda de estudantes e professores. Os centros acadêmicos se reuniram no fim de janeiro para arrecadar dinheiro e alimentos. Aluna e integrante do Centro Acadêmico de Serviço Social, Ana Carolina Bondezam Nogueira informou que foram arrecadados R$1.600, que ajudaram na compra de 90 cestas básicas.
?Esperamos que o governo cumpra com a palavra e pague, o mais rápido possível, porque muitos funcionários estão desesperados sem ter, inclusive, o que comer. Muitas dessas pessoas são mães solteiras que não têm quem as ajude a dar conta das despesas e só contam com seu salário?, disse Ana Carolina.
Editor Marcos Chagashttp://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-02/secretaria-paga-parte-dos-salarios-atrasados-de-servidores-na-semana-que-vemComentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.