Carregando aguarde...
Itapira, 22 de Dezembro de 2024
Notícia
16/12/2014 | Última coleta de sangue do ano será nesta quinta

  

Nesta quinta-feira, 18, uma equipe de profis­sionais do Hemocentro da Unicamp vem a Itapira para a realização da última cam­panha de doação de sangue do ano. O local que abrigará a ação será a sede do Lions Clube de Itapira, que fica na Rua Tereza Lera Paoletti, 480. Os doadores devem comparecer ao local das 9h00 às 12h00, portando um documento com foto.

De acordo com o bio­químico Francisco de Assis Marella, responsável pelo banco de sangue do Hospital Municipal, dezembro é um dos meses que registra o menor número de doadores e ele faz um apelo para que a população compareça. “É um mês de muitas festas e confraternizações e tam­bém, infelizmente, muitos acidentes e ocorrências que demandam transfusões de sangue. Pela série histórica, o número de candidatos nessa época é sempre me­nor e esperamos ter, pelo menos, 80 bolsas coletadas na quinta-feira”, declarou.

Os doadores devem ter entre 16 e 65 anos, mais de 50 quilos, não ter com­portamento de risco, não estar em jejum, não ter fumado nas últimas duas horas e nem consumido bebida alcoólica. Os me­nores de 18 anos devem estar acompanhados pelo pai ou pela mãe munidos de documentos com foto.

Após o cadastro, tria­gem e entrevista pessoal, a coleta de uma bolsa de aproximadamente 500 ml de sangue será realizada, quantidade suficiente para salvar até quatro vidas. Em seguida, todas as amostras são testadas para doenças infecciosas transmissíveis como sífilis, doenças de Chagas, hepatite B e C e infecção pelos vírus HIV e HTLV. Somente depois disso que o sangue é utilizado em transfusões. “Nos casos de dengue, só podem doar aqueles que tiveram a cura há mais de 30 dias. No caso da hemorrágica, o prazo é de seis meses”, complementou o bioquímico.

O intervalo mínimo entre doações é de 60 dias para homens e 90 dias para mu­lheres. Para pessoas com mais de 60 anos, o intervalo mínimo entre as doações é de seis meses.

Qualquer dúvida sobre o procedimento ou sobre possíveis impedimentos para se tornar um doador podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 722 8432. No dia da coleta os doadores são acompanhados por profissionais capacitados e recebem um lanche.

Balanço anual

Até outubro foram reali­zadas cinco campanhas de coleta de sangue promovido pelo Banco de Sangue da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Hemocentro da Unicamp, totalizando 306 bolsas cole­tadas. Segundo Francisco de Assis Marella, esse número é considerado satisfatório para Itapira, apesar do fato que a cada mês são utiliza­das aproximadamente 150 bolsas. “Para nossa cidade esse é um número bom, prin­cipalmente se pensarmos que cada bolsa coletada se transforma em três. Mas sempre esperamos mais”, disse.

Outro dado destacado é que, em média, a cada coleta 25 candidatos comparecem pela primeira vez para a do­ação. “Quanto mais pessoas forem pela primeira vez, melhor, pois consideramos que ganhamos um novo doador. As redes sociais têm nos auxiliado bastante no sentido de atrair esses jovens que se candidatam pela primeira vez e espe­ramos que esse número só aumente”, concluiu Marell

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1089 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções