Carregando aguarde...
Itapira, 09 de Janeiro de 2025
Notícia
12/12/2014 | Uma verdadeira Torre de Babel no fim do mundo

Ushuaia é uma cidade incrí­vel. Embora esteja localizada no fim do mundo, é frequen­tada por pessoas de todas as nacionalidades, transformando o local em uma verdadeira Torre de Babel. Destino dos aventureiros itapirenses Júlio Luís Recchia e Fernando Trigo Martins, a última cidade antes do Polo Sul deixou em ambos uma imagem inesquecível.

Na estrada desde o dia 15 de novembro, quando deixa­ram Itapira rumo ao lugar mais próximo da Antártida, Recchia e Trigo Martins colecionam ima­gens inesquecíveis por onde passam. A viagem, de cerca de 14 mil quilômetros, tendo como principal destino Ushuaia, a cidade mais ao sul de todo o planeta, localizada na Argentina, em uma ilha chamada Tierra del Fuego, e separada da Antártida somente pelo Estreito de Drake, está colocando os dois à frente de paisagens inimagináveis.

Recchia viaja em uma BMW F800 GS e o Trigo Martins com uma BMW GS 650. Ao atingirem Ushuaia, depois de seis mil quilô­metros, Recchia e Trigo Martins se sentiram como se estivessem na Torre de Babel. “Por todo canto ouve-se palavras de várias línguas. Todos querem chegar na cidade mais austral do planeta e frequentar suas belezas naturais”, relata Recchia através da rede social Facebook, utilizada para transmitir as informações sobre a aventura. “O Parque Nacional de Ushuaia é um deles e o visi­tamos, belíssimo, abriga lagos de cores inusitadas cercados de montanhas cobertas de gelo. Das montanhas descem águas de desgelo que formam cacho­eiras geladíssimas e alimentam os rios. O canto dos pássaros é constante e faz a trilha musical, o verde das árvores faz contraste com o branco do gelo e o canal de Beagle é um limite natural do Parque”.

E, para aproveitar ainda mais a viagem, ambos desceram das motoseembarcaramno Tremdo Fim do Mundo. “É um trenzinho que faz o passeio por entre as montanhas do local. Gostamos tanto que fomos duas vezes ao Parque”, conta Recchia. “Mas tínhamos que seguir viagem, saímosde Ushuaianumamanhã fria de quatro graus e cruzamos os Andes sob uma chuva fininha iniciando o retorno. Deixamos o melhor da viagem para a volta, assim ficaríamos motivados o tempo todo”.

E o melhor realmente es­tava por vir. A viagem de volta está sendo realizada dentre paisagens incríveis. “Atraves­samos novamente o Estreito de Magalhães e seguimos por uma estrada linda que corre paralela e vai até Punta Are­nas onde pernoitamos”, relata. “Nosso destino no outro dia seria Puerto Natales, no Chile, onde iríamos conhecer um dos parques mais belos do planeta, o Parque Torres del Paine. E ele é encantador, mágico, um conjunto de montanhas de granito emolduradas por gelo eterno, aos seus pés nascem rios e lagos formados pelo des­congelamento em tempos de primavera e verão, cachoeiras se formam nessa época e a cor esmeralda da água hipnotiza”.

De Torres del Paine ambos rumaram para El Calafate, na Argentina, para conhecer o Glaciar Perito Moreno, que fica no Parque Nacional Pe­rito Moreno. “O que vimos é indescritível. Fotos podem dar uma ideia do local, mas somente estando lá é possível sentir toda a plenitude do lugar. Um imenso paredão de gelo com centenas de quilômetros de comprimento e uns 30 de largura descendo por um vale com formações na altura de prédios de 15 andares com cores que variam do branco ao azulado, gelo este formado antes mesmo do homem surgir sobre a terra”, descreve Rec­chia. “Considero a visão mais linda, fascinante, fantástica de toda minha vida”.

Todo esse trajeto que está sendo feito pelos dois itapi­renses é paralelo à Cordilheira dos Andes. “Estamos voltando pela famosa e mítica Ruta 40 argentina que corta o país de norte a sul e é belíssima, no momento estamos atraves­sando uma parte bem deserta, viajamos 700 quilômetros on­tem (quarta-feira) e cruzamos com um ou outro carro,130 quilômetros desse trajeto era de rípio (terra com cascalho) e pilotar uma moto com quase 300 quilos, somando a baga­gem, nesse terreno é muito cansativo e perigoso, mas as paisagens que vislumbramos a cada curva fazem nossos olhos brilharem”, diz.

Na quinta-feira os próximos destinos seriam os Lagos Andinos e Bariloche. “Estamos agora seguindo em direção aos Lagos Andinos e Bariloche, estamos bemeasmotossão maravilhosas fontes de prazer, ainda mais quando se pilota na Ruta 40”, finaliza. A previsão de chegada de ambos é o próximo final de semana.

 

As motos, com a bagagem, pesam mais de 300 quilos cada

 

Recchia e Fernando Trigo Martins já no caminho dce volta

Júlio Recchia em um cenário inesquecível

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1750 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções