A Universidade de São Paulo (USP) é a única instituição latino-americana que aparece entre as 150 melhores universidades do mundo na edição 2012 do ranking das 500 melhores do planeta, publicada nesta terça-feira, 14, pela Universidade de Comunicações de Xangai. A Unicamp é a segunda brasileira melhor posicionada e aparece entre as 300 melhores. Com a classificação da USP, o Brasil ficou na frente da Argentina e do México, que têm a Universidade de Buenos Aires (UBA) e a Universidade Nacional Autônoma do México entre as 200 melhores.
A lista das 500 melhores universidades do mundo é divulgada desde 2003 pela Universidade Jiaotong de Xangai e leva em consideração essencialmente os resultados de pesquisas para fazer a classificação. O número de prêmios Nobel, de medalhas Fields (o equivalente ao Nobel de matemática) e de artigos publicados exclusivamente em revistas anglosaxãs como "Nature" ou "Science" são determinantes para a construção do ranking.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.