A enfermeira Josemary Apolinário, diretora do setor de VE (Vigilância Epidemiológica) anunciou na tarde de ontem algumas medidas de interesse da população em geral, sendo que duas delas referem-se às recentes campanhas de vacinação. Com a proximidade do cumprimento da meta de 80% de vacinas contra a gripe, cuja campanha teve início em maio, está sendo feito um último esforço para a aplicação da vacina no público alvo constituído por idosos, gestantes, puérperes (mulheres que deram à luz recentemente), profissionais da área de saúde e crianças com idade de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias.
Como existe ainda um estoque estimado em torno de seis mil doses com vencimento no final do ano e a meta está muito próxima de ser atingida - foram imunizadas 12.143 das 15.666 pessoas estimadas -, foi decidido que pessoas que não integram estes grupos e quiserem tomar a vacina, poderão fazê-lo até o final do mês nos postos de saúde. “Não é precioso nem levar carteira de vacinação”, disse Josemary.
Com relação ao HPV, vacina que previne contra o câncer de colo, ficou determinado que a campanha para a aplicação da segunda dose começa oficialmente no dia 22 deste mês. De acordo com o planejamento inicial feito pelo Ministério da Saúde, a vacinação deveria ocorrer já nesta semana. Contudo, conforme explicou Josemary, existe uma orientação no sentido de que os seis meses estabelecidos para a aplicação da segunda dose seja rigorosamente respeitado. Com a campanha em Itapira teve início em 10 de março, as autoridades de saúde do município entenderam que o mais conveniente seria retardar o início da segunda etapa para o final do mês.
Durante a realização da primeira etapa 1.174 meninas com idade entre 11 e 13 anos, 11 meses e 29 dias foram vacinadas. À época, para garantir a cobertura mínima de 80% que acabou sendo atingida a muito custo, a VE precisou da colaboração das escolas municipais, estaduais e particulares para chegar ao público alvo. Desta vez não será diferente. De 22 deste mês a 10 de outubro serão visitadas em datas previamente estabelecidas sete escolas estaduais - Antonio Caio, no dia 01 de outubro; Benedito Flores de Azevedo, no dia 22 deste mês; Elvira Santos de Oliveira, no dia 23; Fenízio Marchini, no dia 10 de outubro; Caetano Munhoz, no dia 24; Cândido Moura, no dia 07 de outubro, e Pedro Ferreira Cintra, no dia 30, além de outras sete escolas particulares: Anglo, no dia 25 deste mês; APAE, no dia 26; SESI, no dia 29; Objetivo, no dia 06 de outubro; Interativa, no dia 08 de outubro; Escola Ativa, no dia 02 de outubro e Colégio Atuante, no dia 09 de outubro.
A novidade fica por conta da necessidade de prospectar meninas que neste espaço de tempo atingiram a idade mínima e aquelas que resistiram em tomar a vacina e que agora querem ser vacinadas e que já saíram do limite de idade máximo, estas últimas também poderão receber a primeira dose, segundo Josemary. O próprio processo de aprendizado da equipe no entendimento da diretora da VE contribuirá para que os trabalhos seja conduzidos de uma forma mais racional nesta nova etapa. A terceira dose só será aplicada cinco anos depois da segunda dose. Por isso , uma das providências tomadas durante o processo de vacinação foi a realização de um cadastro minucioso para que futuramente, estas meninas possam ser encontradas e avisadas da necessidade da terceira via.
Dengue
Josemary falou também sobre a Dengue. Informou que desde o início do ano foram notificados 104 casos, dos quais 14 importados, oito indeterminados e 82 autóctenes - gerados no próprio município.
Três pacientes ainda esperam confirmação. Na avaliação que fez , a diretora entende que em comparação a vários municípios da região, a situação de Itapira está relativamente sob controle, informando que prosseguem campanhas de busca ativa de criadouros do mosquito transmissor (aedes aegypt) e de esclarecimento da população.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.