Carregando aguarde...
Itapira, 29 de Setembro de 2024
Notícia
08/09/2011 | Vai dar o que falar: A TV PCI está nos últimos retoques.

A TV PCI iniciou suas atividades televisivas transmitindo a Festa della Nonna, no dia 12 de  agosto, ao vivo. Na sequência, algumas entrevistas de estúdio e externa foram realizadas, dentro do chamado período experimental e, também, para sentir a repercussão dessa nova mídia em nossa cidade.

A fase experimental da TV PCI foi um sucesso. Desde então, a Softvídeo Produções está investindo nas condições técnicas e no layout do estúdio para propiciar o desenvolvimento do projeto da área de criação e conteúdo.

A primeira atração, prevista para os próximos dias, será uma série de cinco programas de trinta minutos cada, um por dia, onde os representantes dos principais órgãos de imprensa da cidade participação de um debate que abordará o tema: “Qual é o papel da imprensa numa cidade como Itapira”. Todos os órgãos foram convidados.

A idéia desse debate é levar à população o verdadeiro papel da imprensa, desmitificando os modelos interpostos pela classe política, tanto local como nacional, principalmente quando determinadas tendências deixam de serem privilegiadas positivamente. Tentarão esclarecer quais são os princípios profissionais que norteiam a mídia de informação interiorana. O debate não terá caráter político, não serão discutidos os fatos que envolvem as tendências itapirenses, mas como a imprensa lida com essa situação.

A organização desse debate está em fase avançada, apenas o jornal Gazeta Itapirense declinou o convite. Aguarda-se a confirmação do jornal “Tribuna de Itapira”. Estão confirmados para a fase de organização: Rádio Clube de Itapira, jornal “A Cidade”, site “Kala” e jornal “Expressão Regional”.

Os assuntos que serão abordados envolverão o dia a dia da redação: as informações produzidas pelas fontes não identificadas (a combatida boca pequena ou boca maldita); a busca pelos dois lados da notícia; a imprensa chapa-branca ou vinculada ideologicamente a um partido político; quem seriam os responsáveis pelas notícias, a imprensa ou os políticos ou as instituições; o jornalismo investigativo e, finalmente, a iniciativa da Prefeitura Municipal de Itapira em criar um órgão oficial de informação.

Esses programas serão um marco no jornalismo interiorano. Na maioria das cidades um encontro dessa natureza é praticamente impossível. As empresas noticiosas se tratam como inimigas, não como concorrentes. Muitas levam para a relação empresarial o lado político adotado.

A estrutura desse debate não estará a cargo, exclusivamente, da TV PCI. Todos participarão não só da organização, mas da preparação do roteiro e da condução do tema, além do debate, propriamente dito.

“A expectativa é que essa discussão traga à luz a importância da imprensa local na evolução do processo político de uma cidade, além de democratizar a informação. Quando a imprensa cumpre mal o seu papel, ela fomenta as divisões não só políticas, mas da população, também. E isso não é nada bom para o desenvolvimento da cidadania! Todas as pessoas contatadas acharam a iniciativa excelente”, avalia Nino Marcati.

Depois desse debate, a TV PCI colocará no ar, de forma progressiva, inúmeros programas dos mais variados assuntos, tais como esportes, polícia, auxilio cidadão, moda e beleza, medicina e saúde, qualidade de vida, religião, história de Itapira, psicologia, esoterismo, turismo, recursos humanos, música, sindicalismo, enfim, temas de interesse da comunidade, conduzido por gente da comunidade.

Os apresentadores de alguns desses programas já foram selecionados. Outros serão garimpados na cidade. As pessoas que tiverem interesse nesses ou outros temas poderão enviar email para: [email protected] para inteirar-se dos mecanismos e operacionalidade do sistema.

Nas próximas eleições municipais, a TV PCI espera ser um canal importante na definição do voto para prefeito e vereadores. Todos os candidatos e partidos terão espaço igualitário. Serão programas individuais e em grupos. Todos os órgãos de imprensa da cidade, desde que manifestem interesse, serão convidados a participar da banca de entrevistadores.

"A TV PCI será um espaço aberto aos órgãos de imprensa do município na realização de projetos conjuntos de interesse mútuo, assim como para todas as instituições e pessoas interessadas em compartilhar suas experiências e conhecimentos. Será um espaço democrático e igualitário”, finalizou Renato Silva.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1924 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções