O grupo de poetas independentes começou a se reunir em 2005 na Casa da Cultura. Com encontros mensais, poemas de autoria própria ou de autores consagrados eram impressos em folhas e, após lidos, costumavam ser pendurados em barbantes, como num varal que ficaria exposto em algum local público, como escolas, praças e parques.
O último ano de encontros, no entanto, foi marcado por uma sutil mudança nesse formato, quando os participantes começaram a trazer livros com poemas de autores diversos para apresentar e comentar, mais que seus próprios textos e estes nem sempre vinham digitados, mas em forma de rascunho. Assim, deixou-se de confeccionar o varal. Apesar disso, no entanto, o encontro continuou sendo chamado “Varal de Poesias de Itapira”.
No sábado, dia 07, às 19h o 84° encontro de poetas independentes será realizado na Casa das Artes de Itapira, num sarau comemorativo que contará com a participação de professores e alunos da Casa, como parte dos eventos oferecidos pela associação no Projeto Casa das Artes, que conta com o patrocínio do Laboratório Cristália, Micropack, Allevard Rejna, a assessoria da Direção Cultura e apoio governamental da Prefeitura Municipal de Itapira e Governo do Estado de São Paulo (PROAC). Serão disponibilizados 60 convites para o evento e deverão ser retirados com antecedência na Casa das Artes, Rua campos Salles, 04 – fone: (19) 3863-0032.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.