Carregando aguarde...
Itapira, 17 de Novembro de 2024
Notícia
11/08/2011 | Veja o que te espera na Festa della Nonna:

BANDA LIRA ITAPIRENSE



Pelos idos de 1897, por iniciativa e financiamento de Victorino Proost de Souza, Itapira foi premiada com um teatro, obra de valor imensurável para os padrões da época. No palco, passaram inúmeras companhias dramáticas e líricas.
Mas, os tempos áureos do teatro logo acabaram e por iniciativa do Sr. Ludovino de Andrade, resolveu montar ali um cinema.
Paralelamente a este fato, existia um outro teatro denominado Teatro Recreio que contratava a Banda União do Maestro Ananias José Vieira.
Essa banda executava dobrados defronte ao cinema e depois tocava durante o filme, pois essa época o cinema era mudo.
Inesperadamente, um dia foram vaiados. Desgostosos, os músicos deixaram de tocar no cinema e formaram a Banda Lira, tendo como primeiro maestro o Sr. Antonio Paulino de Castro. Outros grandes maestros como Antonio Rodrigues Gomes, Alcebíades Rodrigues Gomes, Flamínio Simões, Rodolfo Tolentino, Benício Campos Brito, Manoel Cabral, José Borges, Aslfredo Ceragioli, José Lang, Avelino Carvalho, Alberto Lang, Celestino Correia, Francisco Gonçalves, Emílio Damaschi, Dudu Nunes, José de Souza, José de Souza Vale, Fidelis, Antonio Trani, João Trani, Américo de Freitas, José Augusto de Oliveira e outros.
Após o falecimento do maestro Antonio Paulino de Castro, a regência passou ao seu substituto, Sr. Antonio Rodrigues, mais conhecido por Niquinho.
A partir desse momento, passou pela corporação vários maestros como os Srs. Américo Passarella, João Brandão Junior, Nicolino Ananias José Vicente de Brito Filho e Florindo Natal Fadel.
Outras pessoas também tiveram participação especial, como o Dr. Francisco da Cunha Ribeiro que doou um terreno para construção de uma sede própria, localizada à rua Comendador João Cintra 45. Para a construção do prédio, foi necessária a parceria da Prefeitura Municipal, das Indústrias, do Comércio e de uma infinidade de amigos e admiradores da Instituição.
Mas, depois de uma forte chuva em 1982, o prédio caiu sem deixar nenhum ferido, deixando seus músicos sem local para ensaios um pouco mais de 9 anos.
Finalmente, na primeira quinzena de agosto de 1991, foi dado início a construção da nova sede, para ser terminada e inaugurada no dia 20 de outubro de 1991.
Em julho de 1999, em convênio com a Prefeitura Municipal, foi implantado a “Escola de Música”, projeto este elaborado pelo atual regente Maurício Perina, que visa o desenvolvimento cultural e social de crianças e jovens, através da música.
A instituição também dá ênfase ao caráter social atuando em mais dois núcleos sendo localizados jardim Flávio Zacchi – Fanfarra Alberto Baldissin e Jardim Raquel – Banda Marcial de Itapira
Hoje, em plena comemoração do seu “CENTENÁRIO” a Banda Lira se constitui numa grande família de aproximadamente 160 integrantes entre alunos e músicos, e uma média de 80 apresentações anuais, participando nos mais diversos tipos de eventos da nossa cidade. A Corporação tem como Regente e Diretor Artístico o Maestro Maurício Perina e como Presidente o empresário e músico Sr. Mário Sebastião Bazani, que com brilhantismo e competência vem dinamizando este trabalho.

CORAL CIDADE DE ITAPIRA

O Coral Cidade de Itapira foi fundado em 1979. Em 1980, foi registrado na Federação Paulista de Conjuntos Corais do Estado de São Paulo. O Coral já participou do Mapa Cultural Paulista e participa de diversos encontros de corais,  eventos na região e na própria cidade de Itapira.
Em 2005 participou de uma gravação da vinheta de Natal do jornal da EPTV/Campinas.
Desde julho de l998 tem como regente a maestrina Marcela Cristina Pereira e  seu atual presidente é o coralista José Antonio Secolin.
O Coral é mantido pela Prefeitura Municipal de Itapira através de sua Secretaria de Cultura e Turismo e conta com a dedicação de seus coralistas e apoio da empresas:  Supermercado Antonelli, Vitória Presentes,  Supermercado  Cubatão, Escola de idiomas Jet Incorporated e Café Amajó.
Atualmente possui 44 integrantes.

CORAL VEREDAS DE ÁGUAS DE LINDÓIA

Preocupados em manter a existência de um coral em  Águas de Lindóia, Marcela Cristina Pereira e Quico Goulart, resolveram convidar o pessoal do Lar Espírita Bezerra de Menezes e amigos conhecidos de outros corais para organizar um novo grupo de coralistas.
Iniciaram os ensaios no dia 04 de outubro de 2003, e no mesmo ano o Coral fez apresentações em ocasião das festas natalinas.
Sob a regência de Marcela Cristina Pereira e com um repertório variado, apresentou-se também em encontro de corais, asilos, hospitais, nas ruas  e em hotéis.
O coral veredas é patrocinado pela empresa Bioleve e conta hoje com 35 integrantes.

TONY ANGELI

Tony Angeli, é considerado hoje o maior interprete da música italiana no Brasil, nascido em Veneza, cidade italiana onde também deu seus primeiros passos na arte de cantar e representar.
Com destino à América do Sul, Tony Angeli foi primeiro para Montivideu, onde se apresentava com crooner das melhores orquestras de baile de época. Lá mesmo gravou seu primeiro disco, que o tornou conhecido nos mais importantes países da América-Latina e para onde começou excursionar fazendo shows. Suas apresentações eram sempre coroadas de êxito e sucesso.
Na Argentina, Chile, Peru, México e Venezuela esse sucesso era mais acentuado devido a grande colônia italina residente nesses países.
Em 1964, através de sua gravadora, Tony Angeli foi convidado para vir ao Brasil se apresentar em programas de televisão, o principal dele era o "Jovem Guarda", comandado por Roberto Carlos, que era apresentado com grande sucesso nas tardes de Domingo.
Com a gravação de seus discos, agora sendo feita no brasil, Tony Angeli foi contratado pela extinta TV Excelsior ficando lá durante 5 anos, sempre divulgando a música italiana.
Curiosamente um outro programa de televisão despontava nas tardes de Domingo, só que agora pela TV Globo, esse programa comandado por Silvio Santos, chamava-se "Os Galãs cantam e dançam aos domingos, onde Tony Angeli era a atração principal interpretando músicas italianas românticas. Depois disso participou como jurado nos programas de Silvio Santos, ultimamente no SBT.
Em seus shows, Tony Angeli, interpreta os grandes sucessos da música italiana, como: Roberta, All Di La, Dio Come Ti Amo, O Mio Senhore, Vollare, Sole Mio, Carusso e Tantos outros sucessos que marcaram a época de ouro da música italiana. Seu show é uma ótima sugestão para bailes de casais, noites típicas, festas italianas, etc...
 
FINESTRA DEL CUORE

A Itália cantada e encenada em espetáculos únicos e contagiantes
No “Finestra” tudo é surpreendente!!!
A começar pelo figurino arrojado e inovador, desenhado especialmente para os espetáculos
do Grupo.
O Finestra Del Cuore, veio com o propósito de inovar o mercado musical italiano, lançando em
primeiro lugar o espetáculo IL Viaggiatore, que conta a história do imigrante italiano, de
maneira divertida, diferente e contagiante.
Os arranjos foram criados com o mesmo cuidado e acabam envolvendo o público de tal forma,
que não se consegue desprender a atenção nem por um minuto.
Agora é a vez do seu segundo espetáculo: “L Italia in Canto”.
Achamos que seria difícil superar o IL Viaggiatore, mas também nos surpreendemos!!!!
L’ Italia in Canto é uma viagem por vários ritmos, estilos, décadas e um verdadeiro resgate da
canção Italiana.
O figurino veio ainda mais arrojado, combinando assim com os arranjos preparados
especialmente para este show.
Imagine você, viajar com um grupo italiano, por vários estilos musicais de outros países onde
a essência é a língua Italiana, mas a grande inovação está exatamente em colocar este
idioma em outros estilos musicais, como:
• Anos 60
• Rítmos brasileiros
• Ritmos latinos
• Dance music
• Grandes clássicos Italianos
Enfim, imperdível!!!!!


CANORI D’ITÁLIA

O conjunto “Canori D’ Itália Show” foi inaugurado no ano de 1970, tendo por finalidade a execução só da música alpina ( della montagna), por isso integrado só de elementos masculinos.
Mas no ano de 1980 nasceu o atual conjunto “Canori D’Itália Show”, tendo como finalidade a divulgação da música italiana : Alpina (della montagna) popular, antiga e contemporânea.
O conjunto é composto de cinco vozes femininas e quatro masculinas.
O acompanhamento é com teclado, piano, guitarras, instrumentos de sopro e percussão. O regente é o Pe. Antonio Fusari que também se apresenta como cantor solista.
O repertório é vasto.O conjunto se apresenta em Clubes e festas italianas de rua, exibindo seu uniforme típico italiano.
Sempre bem sucedido, agrada a todos pela sua total comunicação musical e seu desempenho na interpretação da música italiana “Il Bel Canto”.
O conjunto já cantou com cantores afamados.Já gravou um LP “Itália Romântica” , como também apresentou números musicais no programa de TV “Zaccaro Italianíssimo” e outros.
O conjunto “ Canori D’Itália Show” é um dos mais simpáticos.É muito solicitado pela sua simplicidade e comunicação, criando nas comunidades e entidades que o solicitam, grande espírito de fraternidade.
“Se a Música Silenciasse para o Mundo, o Mundo Deixaria de Sorrir”

 

 

 

 

Sexta-feira - dia 12

Grupo de italianos.

Atores da Cia. de Theatro Paulino Santiago
 
Vitória Avancini Brianti
Maria Julia Avancini
Ketylin Ribeiro
Maria Luisa Miranda
Karolaine Pedroso
Amanda Mandato
Carolina Fray
Melissa Orsini
Gabriel Vernucci
Enzzo Ferreira
 
Sábado - dia 13

Trilhos...um encontro na estação.
 
Atores da Cia. de Theatro Paulino Santiago
Dança Solo com a atriz e bailarina Karoline Pedroso
 
A Associação Cultural e Artística Cia. de Theatro Paulino Santiago atua no município há 12 anos, formando atores onde atuam em várias áreas e segmentos artísticos. É dirigida pela atriz e diretora profissional Juliana Avancini. Realiza os seus ensaios na Casa da Cultura João Torrecillas Filho, recebendo o apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
 
Trilhos...um encontro na estação, fez a sua estréia em dezembro de 2010, na Sede do Círcolo Italiano di Itapira, afim de investigar e dramatizar a história vivida na década de 50, pelo nosso povo itapirense e aqueles que um dia passaram pela nossa antiga estação de trem para ver a chegada e a partida do comboio.
 
"Há muitos anos atraz, na nostra Itália, os nossos ancestrais, viveram um golpe muito forte...a pobreza, a miséria e a fome. Com muito pesar, tiveram que deixar a pátria que tanto amavam e lavoravam.
No Brasil, foram recebidos de braços abertos, mas tiveram que trabalhar muito para conquistar o seu pedaço de terra. Viajaram por mar e terra. Chegando em Itapira, cheio de esperanças se encontraram na antiga Estação de trem...ali cada um seguiu o seu destino para uma nova história viver e aprender a amar esta terra que tantos frutos plantaram e colheram."
 
 
Domingo (período da tarde) - dia 14

Intervenção do espetáculo Máscaras
 
Atores: Maria Luisa Miranda, Gabriel Vernucci e Enzzo Ferreira
 
Interação (caracterizadas de italianas)
 
Vitória Avancini Brianti
Maria Julia Avancini
Ketylin Ribeiro
Karolaine Pedroso
Amanda Mandato
Carolina Fray
Melissa Orsini


 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

2158 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções