Começa a partir desta segunda-feira, dia 10 de dezembro, mais um período de vendas durante o período noturno para atender às expectativas dos comerciantes com relação às compras de Natal. A crise financeira deste final de ano na Prefeitura colocou uma saia justa na direção da Associação Comercial e Empresarial (ACEI). Normalmente a entidade conta com ajuda e suporte da municipalidade para a instalação de enfeites natalinos, coisa que neste ano, pela primeira vez em muitos anos, deixará de existir.
José Aparecido da Silva, atual presidente da entidade não disfarçou o incômodo que a situação causou. Conta que ouviu dos colegas comerciantes muitas queixas com relação à falta de uma política mais adequada para a decoração natalina. “Contávamos com esta providência (colocação dos enfeites) pautados num planejamento existente e que por uma questão que fugiu à nossa competência deixará de ser realizada. Evidentemente que ficamos contrariados e assim como nós, certamente todo o conjunto dos lojistas que estarão centrando forças para ter um bom período de vendas neste final de ano”, comentou.
Silva disse que o episódio deixa como lição a necessidade do assunto ser abordado de forma diferente a partir do ano que vem. “Seria fácil e até demagógico dizer que desejamos prescindir da ajuda da Prefeitura. Mas o bom senso e a obediência a comandos hierárquicos existentes recomendam que este tipo de ação seja planejado com a participação do município. O que posso garantir é que a partir de 2013 vamos reformular totalmente esta questão. Não podemos ficar imobilizados por causa de fatores que não são de nossa responsabilidade. Algo precisar ser feito e vamos sim nos sentar com as autoridades para encontrar a melhor solução para o problema”, prometeu.
Opiniões
Ao percorrer alguns estabelecimentos para saber dos comerciantes com relação à expectativa para as vendas de final de ano, a reportagem de A Cidade ouviu comentários sobre a questão da decoração natalina. “Enquanto as cidades da região esforçam para oferecer novos e interessantes atrativos para seus consumidores, Itapira caminha na direção contrária. Corremos o risco de ter nossos clientes fisgados por estas outras cidades”, advertiu Roberto Pinheiro Batista da Silva, gerente das Lojas Cem. Apesar disso, considera que as vendas de final de ano têm tudo para emplacar. “Nossa expectativa sempre é a melhor possível, aquela de superar o desempenho do ano anterior”, projetou.
Nas projeções do empresário Rodrigo Mariotoni, da Loja Pro-Runner, qualquer outro resultado que não a de um período mais eficiente do que aquele registrado no mesmo período do ano passado é sinônimo de retrocesso. Ele avalia que até mesmo pelos investimentos que realizou, inaugurando um novo ponto de vendas, deverá superar as marcas do ano passado. “Felizmente nosso público respondeu afirmativamente com a inauguração da nova loja. É indispensável que esta sinergia tenha prosseguimento agora nas vendas de final de ano”, colocou. Ele que neste ano encabeçou chapa de oposição na eleição da ACEI, ao ser questionado sobre a questão da decoração natalina, acabou usando de um tom muito cauteloso. “É o tipo do assunto que me deixa numa posição desconfortável pelo fato de que minhas palavras, de repente, possam ser mal interpretadas. Evidentemente que como a outros colegas estou insatisfeito (com a falta de decoração apropriada). Mas a ACEI tem aí uma diretoria constituída, com pessoas capacitadas para resolver o problema. Eles têm o voto de confiança da categoria e desde que cumpram com aquilo que se espera deles (os diretores da entidade) devem continuar merecendo este apoio”, avaliou.
Na loja Mamma Mia, que vende enxovais e temas de decoração natalina, o movimento ainda não correspondia à expectativa de final de ano segundo a atendente Inabi Fernandes Bressan. “Estamos apostando nossas fichas no movimento que deve crescer a partir desta segunda-feira”, projetou. Na loja Tô Que Tô Calçados abrir à noite nem será novidade a partir desta semana. A gerente Diana Lúcia Laurindo disse que desde o dia 03, segunda-feira passada, a loja esteve aberta durante à noite. “É claro que não tivemos aquela movimentação mais intensa, que certamente irá ocorrer nos próximos dias. Mas foi importante para que pudéssemos mostrar a cara e preparar a contento nossa equipe de vendas para dias de maior movimento”, explicou.
Mariotoni: sinergia das vendas de final de ano com abertura de nova loja
Diana: equipe de vendas fez ‘pré-temporada’ nesta semana
Roberto das Lojas Cem: Itapira ficou par traz