A vida do cirurgião- dentista Maurício Cassimiro de Lima, de 34 anos, deu uma guinada radical há pouco mais de um ano, desde que decidiu aceitar um desafio pessoal; o de se filiar a uma agremiação partidária para disputar as eleições do ano passado. O resultados das urnas garantiu a ele uma das dez cadeiras na Câmara Municipal para a atual legislatura.
Discretamente, como ele sempre se apresenta em sua vida pessoal, conforme relato de pessoas mais próximas, Dr. Maurício, como é conhecido, foi aos poucos cavando seu espaço e os acontecimentos se incumbiram em lhe dar a oportunidade de dar uma maior visibilidade ao seu trabalho parlamentar quando há questão de 60 dias houve uma espécie de ruptura entre seu colega Dr. Rafael Lopez e o grupo político ao qual ambos cerraram fileiras em 2012. Lopez foi convidado a não fazer mais parte do grupo comandado pelo Deputado Barros Munhoz e teve que deixar a liderança do Prefeito, cargo para o qual, Maurício foi convidado a exercer.
Ele disse que foi tomado de surpresa tanto pelo problema com Rafael, quanto pelo convite e que depois de uma boa dose de reflexão, decidiu aceitar a tarefa. “Evidentemente que eu me julgava apto a exercer a função e agradeço a confiança depositada em mim. Eu me senti honradíssimo. Espero fazer jus à expectativa”, disse. Curiosamente, desde o regresso das sessões em agosto, Lima vem se notabilizando com os acalorados debates com seu antecessor na função.
Sua atuação tem chamado a atenção também nas reuniões das comissões e em ocasiões específicas como recentemente num encontro entre o Condema e alguns vereadores para discutir alterações feitas à revelia do Condema, quando de forma bastante simples encaminhou aos colegas e aos interlocutores uma proposta consensual. “ A gente vai aprendendo com a interlocução do dia a dia com os colegas, com as pessoas e com a comunidade em geral a dar um andamento sempre mais objetivo às diversas questões com as quais lidamos . Organização é pressuposto básico para o sucesso em qualquer atividade”, ilustra.
Política no sangue
Maurício Cassimiro admite que ao se voltar para a atividade política teve que desdobrar sua agenda pessoal, com prejuízo, inclusive, de um tempo maior em seu consultório. Ele conta que não se arrepende. Disse que ao optar por uma ação política partidária mais objetiva deu sequência a uma vocação natural de liderança. Em seus tempos de Faculdade, por exemplo, foi líder estudantil. O pai, Tenente Lima, foi candidato à vereança quando ele tinha 10 anos e apesar dele não ter sido bem sucedido, deixou no filho o desejo de um dia seguir o mesmo caminho.
A escolha do partido (PSDB) também foi muito amadurecida, segundo comentou. “Eu avaliei diversas legendas e me identifiquei mais com o PSDB. A aproximação por conta desta minha inclinação partidária acabou sendo mais fácil do que muita gente imagina”, lembrou, ele que se elegeu com 474 votos.
Questionado a respeito da descrença da classe política, Lima acha que o país como um todo vive m processo de transformação que na sua opinião deverá desaguar numa maior conscientização das pessoas, fato este que segundo ele levará a uma desejada renovação nos costumes políticos. “ Tomo como exemplo a nossa própria Câmara, onde 80% do total foram renovados. Este sopro renovador veio para ficar. Quem não for comprometido com causas realmente populares, não tiver sintonizado com aquilo que pedem as ruas, vai ficar pelo caminho”, prognosticou.
Dr.Maurício tem se destacado na função de líder do Prefeito