Carregando aguarde...
Itapira, 21 de Setembro de 2024
Notícia
10/04/2011 | Vettel domina GP da Malásia e vence a segunda corrida em 2011

Button, da McLaren, e Heidfeld, da Renault, completaram o pódio; Massa chegou em quinto lugar

10 de abril de 2011 | 7h 55

Agência Estado

KUALA LUMPUR - O alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, confirmou o seu domínio do início da temporada 2011 da Fórmula 1 e venceu neste domingo, 10, o GP da Malásia, realizado no Circuito Internacional de Sepang. O atual campeão mundial já havia triunfado no GP da Austrália, em Melbourne, que abriu o campeonato. Pole position, Vettel dominou a corrida deste domingo e triunfou com tranquilidade, com uma vantagem de 3s2 para o inglês Jenson Button, da McLaren, que terminou na segunda colocação. O pódio foi completado pelo alemão Nick Heidfeld, da Renault.

Companheiro de Vettel na Red Bull, o australiano Mark Webber se recuperou de uma largada ruim, usando uma estratégia de quatro pit stops para faturar a quarta colocação, seguido pelo brasileiro Felipe Massa, da Ferrari. O espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, e o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, bateram nas voltas finais. Após perder posições, eles completaram a prova em sexto e sétimo lugar, respectivamente.

O japonês Kamui Kobayashi, da Sauber, terminou o GP da Malásia em oitavo lugar, enquanto o alemão Michael Schumacher, da Mercedes, conseguiu uma ultrapassagem no final para tomar o nono lugar do escocês Paul da Resta, da Force India, que completou a prova na décima colocação.

A 12ª vitória da carreira de Vettel foi ainda mais impressionante por conta do mau funcionamento do Kers - sistema de recuperação de energia cinética - da Red Bull, o que o impediu de utilizar o recurso na maior parte da corrida na Malásia. Webber também teve problemas com o Kers na prova e caiu de terceiro para nono lugar na primeira volta. Já a Renault teve desempenho impressionante na largada, com Heidfeld subindo da sexta para a segunda colocação.

Com a chuva surpreendentemente não aparecendo, o GP da Malásia foi marcado pela tentativa dos pilotos de permanecer o máximo de tempo possível com seus pneus. Com a estratégia correta, Button garantiu a segunda colocação. E nas voltas finais Heidfeld garantiu presença no pódio ao conter os ataques de Webber.

Um dos principais momentos do GP da Malásia foi a colisão entre os rivais Hamilton e Alonso, quando faltavam dez voltas para o final da corrida. Na tentativa de ultrapassagem, o espanhol quebrou a asa dianteira da sua Ferrari. Já o inglês teve o seu pneu direito dianteiro danificado. Alonso precisou ir aos boxes para colocar nova asa dianteira, enquanto Hamilton tentou permanecer na pista, mas foi facilmente ultrapassado por Heidfeld e Webber. Depois disso, o piloto inglês realizou um pit stop.

O brasileiro Rubens Barrichello não conseguiu completar o GP da Malásia. O piloto da Williams teve um pneu furado no início da corrida. Depois, abandonou a corrida na 25ª volta por conta de um problema hidráulico.

Com duas vitórias nas duas provas disputadas, Vettel lidera o Mundial de Pilotos com 50 pontos, seguido por Button, com 26, Hamilton, com 24, Webber, com 22, Alonso, com 20, e Massa, com 16. Já a Red Bull ocupa a primeira colocação do Mundial de Construtores com 72 pontos, à frente de McLaren, com 50, Ferrari, com 36, e Renault, com 34.

A terceira etapa da temporada 2011 da Fórmula 1 será disputada no dia 17 de abril. O GP da China, em Xangai, tem largada prevista para as 4 horas (de Brasília) de domingo.

Confira o resultado do GP da Malásia
1° Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 56 voltas
2° Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 3s2
3° Nick Heidfeld (ALE/Renault), a 25s0
4° Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 26s3
5° Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 36s9
6° Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 37s2
7° Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 49s9
8° Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 1min06s4
9° Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1min24s8
10° Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 1min31s5
11° Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1 volta
12° Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1 volta
13° Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
14° Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
15° Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault), a 1 volta
16° Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), a 2 voltas
17° Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 4 voltas

Não completaram
Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania)
Jérome D''Ambrosio (BEL/Virgin)
Jarno Trulli (ITA/Lotus)
Sergio Pérez (MEX/Sauber)
Rubens Barrichello (BRA/Williams)
Narain Karthikeyan (IND/Hispania)
Pastor Maldonado (VEN/Williams)

Massa diz que erro da Ferrari impediu briga pelo pódio

Demora em troca do pneu dianteiro esquerdo fez piloto cair da quinta para a nona posição

10 de abril de 2011 | 11h 04

AE - Agência Estado

KUALA LUMPUR - O brasileiro Felipe Massa acredita que poderia ter subido ao pódio do GP da Malásia se a Ferrari não tivesse cometido um erro durante o seu primeiro pit stop na prova, realizada neste domingo. Quando parou nos boxes, ele estava em quinto lugar. Com a demora na troca do pneu dianteiro esquerdo, Massa caiu para a nona posição, fez uma corrida de recuperação e terminou na quinta colocação.

"Quanto à minha corrida, foi uma pena ter perdido valiosos segundos no meu primeiro pit stop, se não fosse esse problema, eu poderia ter lutado por um lugar no pódio. Com os pneus macios meu ritmo era muito bom, menos com duros, a tal ponto que Webber, que, além disso fez mais uma parada, conseguiu passar por mim", afirmou.

A opinião de Massa foi compartilhada por Stefano Domenicali, chefe da equipe Ferrari, que acredita que o brasileiro poderia ter ido ao pódio não fosse o erro no pit stop. "Nós não podemos estar satisfeitos com esse resultado, porque hoje, nós tivemos a possibilidade de, finalmente, subir ao pódio. Dois incidentes, ligados um com um problema de confiabilidade [a quebra da asa de Alonso] e um no pit stop [de Massa], nos custaram muito caro. É uma vergonha", comentou.

Massa ressaltou a necessidade da Ferrari melhorar o seu desempenho no treino de classificação, já que a equipe teve bom ritmo durante a corrida. "Nós definitivamente temos que melhorar o carro, mas é igualmente verdade que o nosso ritmo de corrida é muito diferente do nosso desempenho na classificação. Isso é positivo, mas sabemos que a posição no grid é, contudo, muito importante, por isso temos de avançar nesta frente", disse.

Fonte: O Estado de São Paulo

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

2689 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções