A diretora de Vigilância Epidemiológica, Josemary Apolinário, concedeu entrevista coletiva na tarde de ontem, 08, para informar sobre os resultados da LIRAa (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti), cuja pesquisa foi feita entre os dias 01 e 15 de outubro.
Ao todo, foram vistoriados 1.397 imóveis nas áreas 1 e 2 do município. A divisão é feita com base no rio, sendo que os bairros compreendidos entre Prados, Centro, Santa Marta, Braz Cavenaghi e Della Rocha fazem parte da área 1, enquanto a área 2 compreende a região que abrange o bairro Istor Luppi, Cubatão, Vila Ilze, Penha do Rio do Peixe e Flávio Zacchi.
Josemary explica que as quadras visitadas foram definidas por sorteio e que o resultado obtido foi positivo, mas ao mesmo tempo alarmante. “De todos os imóveis vistoriados encontramos larvas em apenas um. Contudo, levantamos um alerta quanto aos criadouros”, explica a diretora. Segundo as estatísticas, os principais itens característicos de criadouros encontrados foram pratinhos de plantas, bebedouros de animais e materiais recicláveis.
Em relação ao número de casos,o município registrou 55 casos neste ano e 202 notificações, sendo o último caso anotado em 28 de junho.
Josemary afirmou ainda que, diante dos dados, serão iniciados os planos para a temporada de chuvas, cuja incidência da doença tende a aumentar. Além disso, o Plano de Contingência aprovado na Conferência Municipal de Saúde deve passar pela aprovação do prefeito e da Câmara Municipal nos próximos dias.
Como complementação das ações, os agentes continuam visitando as residências e fornecendo informações à população quanto a prevenção e eliminação de larvas e criadouros. Sobre isso, ela ainda levantou a questão da resistência de alguns moradores que não aceitam que o agente entre no imóvel. “Nós entendemos a situação, pois muitos deles têm medo de assaltos de pessoas que se passam por funcionários da saúde. Nesses casos, orientamos para que liguem para a Vigilância para checar se a visita é verídica”.