Carregando aguarde...
Itapira, 01 de Janeiro de 2025
Notícia
21/01/2014 | Vigilância epidemiológica faz alerta sobre a dengue

 

Apesar do último caso de dengue em Itapira ter sido registrado somente no último dia 28 de junho do ano passado, a diretora da VE (Vigilância Epidemioló­gica), Josemary Apolinário, afirmou que as ações contra a procriação e contaminação do mosquito aedes aegypt continuam sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Segundo Jose, nos últimos dias foi realizada uma pesquisa de larvas em duas áreas do município e os resultados prévios mos­traram que a quantidade encontrada pode ser alar­mante. “Um número grande de larvas foi encontrado e a tabulação dos dados nos permitirá elaborar os planos de ações”, explicou.

Em 2013 foram registra­dos 55 casos e 217 notifica­ções da doença no município. Apesar do número relativa­mente baixo, o Ministério da Saúde preconiza que as cidades trabalhem com ín­dices de 2% de infecção da população, o que correspon­de a um número aproximado de 1370 pacientes de Itapi­ra. “Tudo está planejado, inclusive para precaução nos casos de epidemia, e compõe o nosso Plano de Contingência”, afirmou a diretora.

Para maximizar a guer­ra contra a doença, a VE orienta que a população fique atenta aos sintomas e diante de qualquer sus­peita recorra ao médico. “Todos os profissionais das Unidades Básicas de Saúde e também da rede particular estão orienta­dos quanto aos métodos de atendimento no caso de suspeitas”, assegurou. Além disso, é importante lembrar que a autome­dicação pode agravar os casos, portanto nenhum remédio deve ser minis­trado sem orientação pro­fissional.

A partir das notifica­ções, o departamento inicia a busca ativa, com o intuito de identificar ou­tros pacientes infectados ou criadouros. Também como medida para eli­minar os criadouros, vale as orientações básicas de não deixar água parada em nenhum recipiente, inclusive em locais de di­fícil acesso como lajes, calhas e caixas d’água. “Os moradores devem ficar atentos à quantidade de pernilongos em suas residências. Se notarem aumento, é sinal que há criadouros por perto”, aconselha Josemary, que complementa dizendo que o modo mais fácil de identificar o aedes aegypt é notar o horário que eles picam. “Se for durante o dia ou à tarde é o per­nilongo da dengue. Os que picam à noite e fazem muito barulho, apesar de irritantes, não transmitem a doença”, conclui.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

2311 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções