Os muitos itapirenses que gostam de música sertaneja não devem ter deixado de notar nas noitadas a participação de dois artistas promissores que têm se apresentado em bares da cidade e até na Festa do Peão. Na deste ano e na do ano passado eles deram o ar da graça e deixaram uma boa impressão para o público em geral.
Edu Ramos e Ricardo, a dupla em questão, é radicada na região. Eduardo José Ramos, de 33 anos, natural de São José da Boa Vista-PR, reside em Estiva Gerbi, enquanto que José Ricardo da Rocha, 34, natural de Santa Rosa do Viterbo-SP, mora em Mogi Guaçu.
Duas almas gêmeas que vieram a se encontrar por acaso nos bailes da vida há sete anos, segundo relatou Edu Ramos. Ele contou que desde pequeno tinha vocação para a música, com facilidade para compor músicas. “Cresci ouvindo música raíz. Com o tempo incorporei as outras vertentes da música sertaneja e posso dizer sem falsa modéstia que possuo intimidade com o assunto”, disse em entrevista concedida a partir de um dos camarins da Red Eventos em Jaguariúna, quando ele e o parceiro compartilhavam da companhia de Paulinho Andrade antes de se apresentarem ao lado do ídolo, o cantor Daniel, principal atração artística do Workshop da Lowell Cosméticos realizado segunda-feira, 18.
Paulinho e o pai, Paulo Roberto Andrade, também apostam no talento dos dois. “Não tenho pretensão nenhuma de empresariá-los. Apenas estou dando uma força porque acredito no trabalho deles. Acho que os dois tem tudo para explodir a qualquer momento”, disse Paulo filho, que herdou de Paulo Andrade o gosto pela música sertaneja.
Paulo Andrade intermediou pessoalmente um encontro entre os artistas e Daniel. Edu Ramos e Ricardo mostravam-se ansiosos pelo encontro com o cantor famoso, que os recebeu rapidamente, mas foi muito atencioso com eles. Edu disse que tem até uma composição de sua autoria que homenageia Daniel.
O paranaense garante que já tem mais de 100 composições . O sonho é que alguma delas, de repente, comece a despontar nas emissoras de rádio ou seja gravada por algum artista de sucesso. Ciente de que a roda da fortuna funciona exatamente desta forma no mundo artístico - além do talento é imprescindível uma boa dose de sorte - os dois cantores dizem que tem toda paciência do mundo esperando um empurrão definitivo. “ Se tivéssemos dinheiro para pagar jabá (quantia em dinheiro que algumas emissoras mais famosas cobram de candidatos ao estrelato para tocar músicas deles) para as rádios talvez j estivéssemos numa situação melhor. Mas vamos trabalhando para chegar lá”, fala Edu Ramos.
Credenciais
Os dois já têm CDs gravados com composições próprias e de terceiros, mas nunca emplacaram nas vendas. “Nossos cds são trabalho artesanal mesmo, sem esquema nenhum de marketing por trás”, conta Ricardo. Ele disse que o grande trunfo da parceria com Edu Ramos se reside na sinergia criada por ele ser um exímio instrumentista, que ajuda o colega a musicar as canções que compõe. Ambos tem além deste tipo de credencial o fato de terem vencido o famoso concurso da EPTV, Viola de Todos os Cantos, o de música raiz, em 2010, com composição deles .
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.