O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, reuniu-se ontem (10) com o presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, John Boehner, e mais seis parlamentares norte-americanos. O porta-voz do Itamaraty, Tovar Nunes, disse à Agência Brasil que é a visita é emblemática, porque reitera a intenção americana de estreitar as relações bilaterais.
“A visita demonstra um amadurecimento nas relações e indica boas perspectivas. As conversas giraram em torno de questões políticas, como o fato de o Brasil e os Estados Unidos serem grandes democracias, e a relevância que ambos têm na busca de soluções para atenuar os impactos da crise econômica internacional”, destacou o embaixador.
Na conversa com Patriota, os parlamentares também discutiram temas ligados à educação, ciência e tecnologia, comércio, energia, ao meio ambiente e assuntos referentes às agendas global e regional. A comitiva de deputados norte-americanos, segundo a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, foi recebida também pela presidenta Dilma Rousseff.
“A expectativa é de que essas reuniões consolidem ainda mais os amplos laços entre as duas maiores economias do Continente Americano. Do Brasil, a delegação seguiu para a Colômbia, próxima etapa da viagem”, informou comunicado da embaixada norte-americana.
Além de Boehner, participaram dos encontros os deputados republicanos David Camp, de Michigan, presidente da Comissão de Orçamento da Câmara, e Doc Hastings, de Washington, presidente da Comissão de Recursos Naturais da Câmara. Faziam ainda parte da comitiva os republicanos John Kline, de Minnesota, que preside a Comissão de Educação e Força de Trabalho, Greg Walden, do Oregon, e Devin Nunes, da Califórnia, além de Dan Boren, de Oklahoma, o único do Partido Democrata. Na reunião, Boren elogiou as políticas públicas referentes a óleo e gás no Brasil. Segundo ele, esta é uma área de interesse da sua região, Oklahoma.
Segunda-feira (9), a comitiva chefiada por Boehner esteve no Rio de Janeiro, onde se reuniu com o governador do estado, Sérgio Cabral, e representantes da Petrobras, além do secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame.
Os deputados quiseram ver de perto uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Eles visitaram a comunidade do Vidigal. A comunidade fica entre os bairros do Leblon e de São Conrado, na zona sul do Rio de Janeiro, em uma das áreas mais bonitas da cidade.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.