Em sua terceira edição do ano, a campanha de coleta de sangue promovida pelo Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) em parceria com o Banco de Sangue do Hospital Municipal de Itapira arrecadou 55 bolsas na manhã de quinta-feira. Do total de 70 candidatos que atenderam ao chamado do voluntariado, 16 compareceram pela primeira vez. No mesmo dia, 17 cadastros de medula óssea também foram preenchidos.
Conforme explicou o bioquímico responsável pelo Banco de Sangue do Hospital Municipal, Francisco de Assis Marella, o número de doadores ficou dentro do esperado, uma vez que nos meses mais frios do ano é comum a abstenção. Mesmo assim, o resultado é considerável positivo.
A coleta aconteceu entre 9h e 12h no salão do Lions Clube de Itapira e foi coordenada por uma equipe com mais de dez pessoas do Hemocentro, além de Marella e da outra bioquímica do Hospital Municipal, Marcela Urbano. Todos os candidatos passam pelo cadastro, triagem médica com aferição de pressão, teste de anemia e condições físicas e entrevista sigilosa. Em seguida, os aptos receberam um lanche e seguiram para o local da coleta. Uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde também ficou disponível para suporte
Durante o procedimento, os doadores são orientados e acompanhados por técnicos experientes e se for observada qualquer anormalidade durante a triagem ou nos exames realizados no sangue doado, o candidato será avisado e encaminhado para acompanhamento médico.
As próximas datas de coletas de sangue em Itapira serão nos dias 20 de agosto, 22 de outubro e 17 de dezembro, sempre no mesmo horário e local. Podem fazer a doação pessoas entre 16 e 69 anos portando documento com foto que não tenham comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue, que sejam saudáveis e não tenham feito endoscopia há menos de 6 meses e tatuagem ou piercing há menos de 12 meses. Os menores de 18 anos deverão levar autorização assinada pelos pais. Para cada doação, é preciso manter um intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.