Wagner Cintra: trabalho reconhecido por uma das mais prestigiadas organizações de teatro
O diretor teatral e doutor em Artes Cênicas, Wagner Cintra, 51, terminou o ano de 2013 com uma espécie de reconhecimento internacional a um trabalho de sua autoria (Teatro Didático) , desenvolvido junto à Unesp (Universidade Estadual de São Paulo), ao ser incluído no anuário de uma das mais prestigiadas e antigas organizações de teatro, a Unima (Union Internationale de la Marionnette), sediada em Charleville-Mézières, na França.
Falando por e-mail ao jornal A Cidade, Cintra relata que este trabalho surgiu a partir de sua intuição pessoal em se dedicar à pesquisa que denomina de “Teatralidades Híbridas”, observadas segundo ele na interface do teatro com as Artes Visuais. Dessa forma passou a trabalhar com uma linguagem que, conforme descreveu, tem sua origem no universo do teatro de formas animadas chamada de “Teatro Visual”.
Segundo Wagner Cintra, trata-se de uma linguagem surgida na Europa na década de 1980. “Foi um momento em que alguns grupos de Marionetistas, por uma intervenção cada vez mais direta do manipulador na cena atuando junto das marionetes, não conseguiam mais classificar o teatro que faziam como teatro de marionetes e nem sequer como teatro de ator”, disse. Prosseguindo, explicou que a partir deste momento “o teatro literário, modelo do século XVIII, perdia sua força expressiva, a fala, em função de uma imagem cada vez mais presente nas cenas”, propondo segundo sua interpretação que “a própria arte do ator” estava sendo questionada.
Com base nestas investigações Cintra afirma que “o teatro visual é um conceito que ainda está em desenvolvimento”. Argumenta que a principal característica do teatro visual “é colocar no mesmo universo criativo, atores, bonecos, objetos, música, sons, todos equacionados no mesmo nível de igualdade”. Ele avalia que sua pesquisa e seu trabalho (desde os tempos em que iniciou seu aperfeiçoamento acadêmico na USP (Universidade de São Paulo), que resultaram primeiro na conclusão de um trabalho de mestrado e posteriormente de doutoramento na área de artes cênicas), “consiste em estudar as relações que se estabelecem em cena entre o humano e o inanimado, sobretudo o boneco”.
Apesar da ênfase à utilização de bonecos como ferramenta de criação, ele afirma que não faz teatro de bonecos. “Eu faço um teatro, que dentre outros, tem o boneco como um elemento fundamental da minha poética. Mas não é qualquer boneco. O boneco com o qual trabalhamos, no caso do Teatro Didático da Unesp, é uma técnica que estamos desenvolvendo há anos. É um boneco articulado, manipulado por três pessoas, e é feito, necessariamente, de jornal velho, fita crepe e barbante”, descreveu.
Poema
Ao beber nas fontes da obra do consagrado autor pernambucano João Cabral de Melo Neto ( 1920-1999), Cintra transformou o poema O Rio num espetáculo que privilegia de uma maneira mais intensa a utilização deste tipo de recurso (uso de marionetes) , fato que segundo ele acabou chegando ao conhecimento da Unima, que acabou reconhecendo no Teatro Didático da Unesp. Trata-se de um grupo institucional ligado á pró-reitoria de Extensão Universitária (Proex), lotado no Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação do Instituto de Artes da Unesp, desde dezembro de 2012 e coordenado por Wagner Cintra de 2008 até 2012. Ele assina a direção do espetáculo.
Apesar de um certo distanciamento de sua cidade natal, o autor garante que sempre que pode dá um jeito de retornar para rever familiares e amigos e fez uma revelação: “A inclusão do Espetáculo O Rio no Anuário da Unima significa o reconhecimento de uma pesquisa que vem sendo realizada nos últimos 10 anos, mas cujas raízes já se encontravam nos primeiros momentos do trabalho que eu desenvolvia em Itapira nos primeiros anos da década de oitenta”.
Falando da importância deste reconhecimento, acrescenta que ele coloca o trabalho da universidade “no mesmo nível dos grandes grupos do mundo”. Lembra que todas as federações teatrais que são filiadas à Unima - mais de 200 pelo mundo - tem conhecimento do trabalho que ele realiza no Brasil. “O Teatro Didático da Unesp é reconhecido hoje, como o mais importante grupo a trabalhar a linguagem do teatro visual no país”, arrematou.
Espetáculo vai ser apresentado no México e em Portugal
O reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido por Wagner Cintra não ficará restrito aos registros formais. Ele anuncia que de 31 deste mês a 09 de fevereiro o espetáculo O Rio será um dos destaques num festival internacional que será realizado na cidade do México e de 28 de maio a 12 de junho haverá uma temporada em Portugal. Ele contou que a Unesp ainda avalia a participação em outros eventos na América Latina e também na Europa.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.