
O Psicólogo José Antonio Zago, fechou na sexta-feira, dia 07, o ano pedagógico da Organização Não Governamental “Jovem em Ação”, quando palestrou no período da tarde na sede da entidade ( na antiga Estação Ferroviária) para 47 jovens que frequentam o Centro de Orientação Profissional e Requalificação (COPAR) e que já frequentam o mercado de trabalho.
Coordenador no município do Centro de Atenção Psicosocial (Caps-AD) ele falou sobre um tema de sua especialidade, a prevenção da dependência química. Durante aproximadamente 55 minutos ele mostrou porque é um dos nomes mais requisitados para este tipo de abordagem, analisando o assunto sob diversos ângulos, principalmente no tocante às consequências que o uso de drogas lícitas e ilícitas acarreta na vida dos dependentes.
A coordenadora pedagógica do Jovem em Ação Fabiele Dorta elogiou a participação do convidado. “Já sabíamos de antemão a respeito das qualidades do Zago, mas, sinceramente, mais uma vez fomos surpreendidos por sua didática precisa e total domínio sobre o assunto que discorreu. O mais importante na nossa avaliação foi a forma como ele demonstrou com absoluta clareza como o dependente acaba se isolando da comunidade à qual está inserido, dos colegas, da própria família e , evidentemente, como isso atrapalha no processo de formação profissional”, expôs.
Ainda conforme Fabiele, este tipo de abordagem faz parte do conteúdo pedagógico da entidade. “No caso específico da apresentação do Zago, foi uma espécie de fechamento das atividades nas orientações que passamos aos nossos jovens na área de saúde no trabalho, um tema muito importante na formação dos nossos jovens”, finalizou.
Zago fez uma abordagem aprofundada a respeito da dependência química