Carregando aguarde...
Itapira, 18 de Janeiro de 2025
Notícia
02/10/2013 | Zumba: a mistura de dança com ginástica que chegou pra ficar

 

Zumba não é um ritmo e nem um estilo de música, mas sim um programa fitness que mistura dança com ginástica. Essa é a definição dada pelo Zin (Zumba Instructor Network), Caio Fábio Santos, sócio-proprietário do Esprodança (Estúdio Profissional de Dança) e que possui licença oficial para oferecer aulas desde maio deste ano. “O Zumba é essencialmente formado por ritmos latinos que ajudam no condicionamento físico dos alunos, trabalhando diversos pontos no corpo como os sistemas vascular, neurológico, muscular e respiratório”, explica.

 
Lançado no Brasil há pouco mais de dois anos, o Zumba chegou para ficar. A cada dia possui mais adeptos e amantes do programa, sendo homens e mulheres desde crianças até idosos. Em Itapira, a moda começou em maio deste ano, quando Caio Fábio iniciou as aulas na Academia Espaço Físico. “Eu me licenciei e iniciei as aulas logo em seguida. Com o tempo o número de interessados foi só aumentando”, conta.
 
A aula é conhecida como Festa Fitness, porque une música, diversão, gritos, sorrisos e gargalhadas junto ao treino pesado de queima de calorias. Em uma hora de aula é possível perder até mil calorias, dependendo do metabolismo de cada pessoa. “As pessoas se apaixonam pelo Zumba por isso. Em uma hora de aula elas se esquecem do mundo lá fora, das preocupações e problemas e se divertem junto com o grupo”, relata o instrutor.
 
O programa vem chamando a atenção principalmente pelos resultados na saúde e bem-estar. Os que procuram perder peso saem satisfeitos depois de um período de freqüência nas aulas. Caio Fábio disse que de maio até agora conseguiu eliminar 16 quilos somente dando aulas. “Eu não adicionei nada na minha vida. Hoje eu faço 16 aulas na semana, mas comecei com apenas quatro e tive esse resultado. Além disso, tenho uma aluna de 48 anos que perdeu não somente peso, mas medidas. O emagrecimento é testado e comprovado, tanto que essa febre do Zumba está em todo o lugar. Mas, claro que tudo depende do metabolismo e da força de vontade de cada um”, afirmou o professor.
 
O Zin
 
Zin é uma sigla em inglês que significa Zumba Instructor Network, ou seja, é a nomenclatura dada aos instrutores oficiais do programa, cujos quais passam por treinamento antes de receber a licença de uso da marca. No curso, que dura o dia todo, os futuros instrutores passam por um treinamento completo que vai desde o ensinamento de estilos e movimentos até marketing e relacionamento interpessoal com os alunos. “Eles injetam Zumba no nosso sangue. Somos treinados para cativar os alunos através do carisma e do tratamento, fórmula essa que é essencial para o sucesso do programa”, explica Caio.
 
Durante o treinamento, eles também são instruídos quanto a maneiras de inserir exercícios físicos dentro da dança. As séries trabalham o corpo em geral, desde pernas e coxas até braços e costas. Mesmo sendo exercícios físicos de alta intensidade, eles passam despercebidos durante a dinâmica da aula.
 
Após receberem as licenças, os Zin’s ficam cadastrados no site oficial do Zumba. Os dados podem ser consultados de qualquer lugar do mundo.
 
Alta procura
 
 

 
 
Desde o lançamento em Itapira, a procura pela dança tem aumentado cada dia mais, levando academias e clubes a buscarem profissionais capacitados para atender toda a demanda. Somente nas aulas semanais de Caio Fábio Santos, os alunos chegam a somar cerca de 270, sendo mais de 200 somente da Esprodança. “A tendência é que essa febre se alastre ainda mais. Alguns professores estão percebendo isso e se licenciando para atender a todos. Temos até lista de espera”.
 
A aula de fitness é recomendada para homens e mulheres de todas as idades, sendo que cada qual integra um grupo específico. A única restrição é para portadores de problemas cardíacos e respiratórios, sendo liberada a aula somente mediante atestado médico.
 
No próximo mês duas novas modalidades serão inauguradas na Esprodança: Zumba Kids e Zumba Gold. O primeiro é recomendado para criança de seis até 13 anos e que desejam iniciar as atividades físicas desde cedo. Já a segunda é voltada para pessoas da Terceira Idade, iniciantes e deficientes físicos. “Temos aulas para todas as idades e não tem desculpa para não começar a cuidar da saúde”, brincou Caio, que no próximo mês se qualificará para instruir mais uma modalidade: o Sentao, que é utiliza cadeiras para tonificar, fortalecer e definir a musculatura.
“Mergulhei de cabeça logo que conheci”
 

 
 
 
 
O professor de Dança de Salão, João Santos, de 47 anos, é um dos adeptos do Zumba e recém licenciado como Zin. Eleconta que conheceu o programa logo que começou a ser vendido pela internet. “Eu comprava os DVD’s e fazia em casa. Foi quando comecei a perceber que as aulas trabalham não só o corpo, mas também a mente, e resolvi ir além”, conta.
 
Antes mesmo da modalidade chegar no município, Santos procurou por aulas em cidades próximas como Campinas. De lá pra cá, começou a buscar por instrutores em Itapira, até chegar a Caio Fábio, com quem mais se identificou. “O Caio é carismático e parece que nasceu pra isso”, elogiou.
 
Santos disse que a aula é tão dinâmica que nem mesmo a dor é sentida diante de tanta brincadeira e diversão. Além disso, revelou que muitas pessoas notaram muita diferença em seu corpo. “Muita gente fala que eu ‘afinei’”.
Aluno exemplar e dedicado, ele conta que não perde nenhuma das cinco aulas na semana e que se identificou muito com o estilo. Além dos benefícios para o corpo, ele chama as aulas de terapia e brincou dizendo que faz até dor de cabeça passar.
 
Quando ao fato de ser o único homem em seu horário, ele desdenha e rebate qualquer preconceito. “Muitos homens têm preconceito em fazer aulas. Alguns acham que se der uma rebolada já significa ausência de masculinidade, mas isso não tem nada a ver. Sou homem e pai de três filhos e estou buscando bem estar e saúde”, afirmou.
 

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

688 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções