Januir Vieira Filho, mesmo na distante Toledo, no Paraná, pensa em voltar um dia para Itapira
Quem tem boa memória vai se lembrar, com certeza, daquele jovem que residia na Saldanha Marinho, nas proximidades do final da Comendador João Cintra e do Largo Riachuelo. Um jovem extrovertido, brincalhão, amigo de todos.
Há mais de 40 anos distante de Itapira, Januir Vieira Filho ainda é figura fácil de ser lembrada por quem viveu aquela época com intensidade. Sempre bem humorado, espalhava alegria por onde passava.
Mas, como acontece com a maioria dos jovens que residem em cidades de menor porte, um dia ele teve que ir em busca de seus objetivos. Em 73 Januir Vieira Filho deixou para trás o convívio com os amigos e a família e partiu para Curitiba-PR. “Deixei Itapira em 1973, para estudar em Curitiba, e por aqui fiz minha vida”, diz.
Sobre o que deixou para trás, Vieira explica que, apesar da distância e dos afazeres profissionais, encontra tempo para rever a irmã e os amigos. “Vou para Itapira duas vezes por ano, visitar minha irmã Vera Lucia Vieira Caporalli e outros parentes e também visitar os amigos reencontrados através do Facebook”, esclarece. “Estou morando em Toledo, no Oeste do Paraná, cidade onde vim morar logo depois que me formei em Psicologia”.
Hoje Januir exerce o cargo de técnico administrativo da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) e vive com Regina, sua segunda esposa. “Estou casado pela segunda vez e tenho dois filhos, o Leandro do primeiro casamento e Bruno, com minha esposa atual, a Regina”.
Saudades dos velhos tempos? Claro que sim. Januir não apaga da memória os bons tempos de infância e juventude. “Sim, sinto muitas saudades de Itapira, das ruas por onde andei, dos amigos que deixei”, revela. “Agora vendo as fotos pelo Facebook aumenta mais ainda a saudade”.
E essa saudade pode chegar ao fim em breve. Em seus planos está o retorno para a cidade natal. “Também penso em voltar um dia, depois que me aposentar”, projeta.
Os filhos Leandro e Bruno
Januir Vieira Filho, Teu de Salvi, Mimo Avancini e Ito Ricciluca
Januir e a esposa Regina
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.