Carregando aguarde...
Itapira, 21 de Novembro de 2024
Artigo
08/06/2014 | Valeria Vassoler: Atividade física ajuda a retardar o surgimento de vasinhos

  

A busca por um corpo livre de gorduras localizadas e flacidez são fatores que estimulam muitas pessoas a aderirem à prática de exercícios com regularidade. Porém, os benefícios da realização de atividades físicas não se resumem apenas a ficar de bem com os ponteiros da balança ou com o espelho. Além de ajudar na prevenção de doenças provenientes do sobrepeso, algumas atividades ajudam a retardar o surgimento de vasinhos e varizes na região das pernas.

O médico angiologista Ary Elwing, especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser, explica que ao manter o corpo em movimento, principalmente em exercícios como corrida ou caminhada, ativa a circulação sanguínea das pernas, prevenindo o aparecimento de vasinhos, varizes e até mesmo de flebites. “Apenas os exercícios com muito impacto devem ser evitados, como musculação com excesso de carga e de repetições, pois pode provocar as varizes”, alerta.

Outros exercícios também são aliados na prevenção do surgimento de varizes e vasinhos nos membros inferiores, como bicicleta, natação e pilates. “A circulação sanguínea é ativada através da contração muscular. Ou seja, como os troncos venosos estão localizados junto aos grupos musculares das pernas, essa contração permite uma melhora no fluxo sanguíneo no corpo e nos membros”, descreve o angiologista.

Todavia, se o sangue que passa pelas pernas não conseguir voltar para o coração é porque as válvulas venosas que impedem seu refluxo estão falhando. “Essa falha provoca um aumento do volume sanguíneo nas pernas, agravando no surgimento de varizes. Além disso, quando permane­cemos longos períodos sentados no trabalho, dirigindo ou em viagens de longa distância, dificultam a passagem do sangue pelas veias e artérias”, explica Elwing.

A gordura acumulada dentro das mesmas também favorece a má circulação sanguínea, por este motivo, ao aderir aos exercícios ajudam a prevenir o problema. “No caso da caminhada, por exemplo, deve-se realizá-la ao menos quatro vezes por semana, com duração de trinta minutos. Essa atividade melhora não apenas a circulação, mas ajuda na calcificação dos ossos, evitando a osteoporose, outro problema que atinge principalmente o público feminino”, informa Dr. Ary.

O que são os vasos e varizes?

Clinicamente conhecidos por telangiectasias, os vasinhos são pequenos capilares ou ramifica­ções fininhas que se dilatam e não passam de 1 mm. Costumam apresentar o formato de pequenas arainhas e possuem cor avermelhada ou arroxeada. “Embora sua incidência seja maior na região das pernas, pode aparecer em outras partes do corpo como a região da face”, descreve o especialista em cirurgia vascular periférica.

A predisposição genética é uma das principais razões para o surgimento das mesmas. E, de acordo com o angiologista, apesar de não existir uma causa exata para o agravamento dos vasinhos, geralmen­te, a má drenagem capilar da pele para o tecido celular subcutâneo favorece o aparecimento. “Essas dilatações podem causar dores, sensação de peso e, em raros casos, provocar sangramento”, afirma.

Já as varizes são veias inflamadas superficiais que ficam grossas e deformadas que acarretam em dores e inchaço nos membros inferiores. Segundo os dados do Ministério da Saúde 2% da população com a faixa perto dos 20 anos de idade já apresenta algum tipo de sintoma de varizes. As que mais causam proble­mas são as safenas. “Existem algumas técnicas que ajudam a tratar o problema, como a escleroterapia que consiste na injeção intracapilar através do uso de microagulhas de medicamentos químicos dentro das microvarizes ou através de laser sobre a pele com o intuito de destruir os vasos por causa do calor intenso”, informa o Dr. Ary, acrescentando que o tratamento só deve ser realizado sob orientação médica.

Fonte: Dr. Ary Elwing

Fonte: Valeria Vassoler

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Valeria Vassoler
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1540 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções