Carregando aguarde...
Itapira, 21 de Novembro de 2024
Artigo
22/03/2015 | Valeria Vassoler: Verão vai, bronzeado fica: veja dicas para manter a cor por mais tempo - Parte 01

Danielle Cerati

Do UOL, em São Paulo

Os últimos raios de sol batem na janela com a chegada do outono; e quem se esforçou para conquistar um bronzeado na estação anterior não quer perdê-lo tão fácil. Da alimentação aos cosméticos, é possível ter mais algum tempo de “morenice”.

Uma alimentação rica em ingredientes antioxidantes, que retardam o envelhe­cimento da pele, é eficaz na hora de manter a cor. “O betacaroteno, precursor da vitamina A, é um nutriente presente principalmente em alimentos nas cores amarela ou laranja. É um potente antioxidante que, além de proteger a pele contra os raios ultravioletas, ajuda a prolongar o bronzeado”, indica Natalia Dourado, nutricionista da marca Sanavita.

Manga, cenoura, abóbora, pimentão, damasco, mamão estão entre os alimentos que garantem a contribuição necessária para beneficiar o bronze. Beterraba, batata doce e verduras verde-escuras, como couve, brócolis, espinafre e agrião, são outras fontes desse elemento. De acordo com Natalia, não existem quantidades específicas, mas inclusão de pelo menos dois deles na alimentação do dia a dia ajudam nessa tarefa. Na prática, eles suprem o corpo internamente com nutrientes cromóforos, isto é, com “pigmentos” que doam à pele uma tonalidade alaranjada que reforça a cor exterior.

Os chamados nutricosméticos, cápsulas orais enriquecidas de vitaminas, minerais e fitoquímicos, além de nutrirem o organismo são capazes de dar uma “forcinha” se ingeridos antes, durante e depois da exposição ao sol. “Podem neutralizar as causas do envelhecimento precoce, prevenir queimadura solar e até impedir que células de defesa do organismo sejam reduzidas após a radiação ultravioleta. Essas células, em funcionamento adequado, evitam o desenvolvimento do câncer de pele”, esclarece Flávia.

Porém um alerta: embora as vitaminas e os minerais apresentem poucas contraindicações, o excesso pode ser prejudicial. “O ideal é que, antes de sair por aí comprando qualquer produto, a pessoa faça uma consulta com um profissional habilitado, seja ele nutrólogo, nutricionista ou médico esportivo, para conhecer melhor sua estrutura física e composição corporal. Assim, poderão alinhar as ne­cessidades e suplementos indicados”, alerta Andrea Santa Rosa, embaixadora da Or-ganic, linha de suprimentos nutricionais voltados para o bem-estar.

Bronzeada, a pele tende a ficar mais ressecada e espessa. Por isso, adquirida a cor, é importante manter a hidratação ingerindo líquidos como água mineral (ou aromatizadas), água de coco, chás e sucos naturais. “Além disso, evite o consumo excessivo de álcool, que desidrata o corpo, ou de isotônicos, que são ricos em só­dio e intensificam a retenção de líquidos”, indica André Borges, dermatologista da Clínica Dermae, em São Paulo.

Fonte: Valeria Vassoler

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Valeria Vassoler
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1548 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções