Carregando aguarde...
Itapira, 21 de Junho de 2024
Notícia
23/02/2012 | Aprendizes do Jovem em Ação trabalham conscientização ambiental
Os 55 jovens  que iniciaram neste primeiro semestre as atividades no Jovem em Ação, estão passando por um processo de capacitação na área ambiental. O processo teve início na sede da entidade  com uma palestra realizada na sexta-feira, dia  17 de fevereiro e que contou com a participação do biólogo Anderson Martelli na sede do Jovem em Ação. Martelli coordena as atividades de meio ambiente dentro da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente da Prefeitura. Uma semana depois foi a vez de  Mariah Paola de Arruda  palestrar aos jovens, com a mesma finalidade. Estudante de Engenharia Ambiental, Mariah é  educadora ambiental do projeto de coleta e destinação do lixo reciclável na pareceria entre a Prefeitura e a Associação dos Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira (Ascorsi). Enquanto Martelli falou sobre o meio ambiente e temas correlatos, Mariah falou sobre o processo de coleta seletiva do lixo orgânico. 
 
Estas duas participações tiveram, conforme descreveu a coordenadora pedagógica do Jovem em Ação Fabiele Dorta , a pretensão em “trazer novos elementos, uma abordagem diferente”daquela que nossos  aprendizes   normalmente recebem em sala de aula. “ Além da capacidade de cada um e dos temas muito interessantes que eles abordaram, tanto o Anderson, quando a Mariah são ex—integrantes dos quadros do Jovem em Ação e esse fato acaba acrescentando ainda maior relevância na participação dos dois. Mariah, por exemplo, tem sempre recorrido aos nossos jovens no trabalho de conscientização a respeito da coleta do lixo coletivo”, mencionou Fabiele.
 
Atividades Práticas
 
Além de trazer informações complementares sobre a questão ambiental na forma de palestras com convidados, os aprendizes  têm informações específicas a cargo do professor  José Carlos de Camargo Neto. Da área de matemática, com especialização também em informática, Camargo Neto sempre foi um entusiasta da necessidade de se criar “agentes multiplicadores” na questão ambiental e procura aliar atividades teóricas com as de execução prática. Recentemente, por exemplo,  convocou todos os participantes do curso para uma faxina na Praça localizada acima das instalações do Jovem em Ação, que resultou em pelo menos três sacos de 100 litro de lixo completamente cheios. “ Nossa preocupação é mostrar para nossos jovens que a questão ambiental está presente no dia-a-dia  de todos e que cabe a cada um cumprir com a sua parte”, destacou Fabiele.
 
 
Aprendizes satisfeitos após uma faxina nos arredores do Jovem em Ação
 
Fonte: Fernando Gasparini

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

832 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções