O Governador Geraldo Alckmin lança a Agenda da Família e assina o Pacto Brasil Sem Miséria, durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.
O governador Geraldo Alckmin lançou em parceria com a presidente da República, Dilma Rousseff, a Agenda da Família, um compromisso para erradicação da extrema pobreza em todo o Estado e garantia da mobilidade social das famílias paulistas. Para isso, foi assinado o Pacto Brasil Sem Miséria e o termo de cooperação do cartão único Bolsa Família/Renda Cidadã nesta quinta-feira, 18, no Palácio dos Bandeirantes, na capital. Inicialmente serão contempladas 100 cidades paulistas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).
O presidente da Assembleia Legislativa, Barros Munhoz, participou nesta quinta-feira, 18/8, da solenidade de lançamento do programa Pacto Sudeste sem Miséria, do governo federal em parceria com os governos estaduais, que prevê a transferência de renda a famílias com ganhos inferiores a R$ 70 por pessoa, na região Sudeste do país. Segundo o governo do Estado de São Paulo, as medidas irão beneficiar cerca de 300 mil famílias paulistas.
São Paulo dará início ao programa a partir de setembro, quando começa a busca ativa para a localização das pessoas que vivem em extrema pobreza.
Estiveram presentes à cerimônia, realizada no Palácio dos Bandeirantes, a presidente da República Dilma Rousseff, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin, do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, de Minas Gerais, Antonio Anastasia, do Espírito Santo, Renato Casagrande, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, além de ministros, senadores, vices-governadores e deputados, entre outras autoridades. O programa, denominado Brasil sem Miséria, já foi implantado no Nordeste e posteriormente será lançado no Norte, Sul e Centro-Oeste do país.
Alckmin explicou como se deu a parceria, que deixando disputas políticas de lado, resultou "em prol dos que mais precisam". Para ele, o governo do Estado de São Paulo, com isso, cumpre sua função primordial, que é zelar pelo bem estar da população, criar oportunidades
Na área urbana, o programa prevê estímulo ao empreendedorismo e à economia solidária e a oferta de cursos de qualificação profissional para atender às demandas nas áreas pública e privada.
Além da qualificação, o trabalho de inclusão produtiva abrangerá a emissão de documentos, acesso a serviços de saúde e dentário. O programa também dará suporte às prefeituras em programas de coleta seletiva, com a participação de catadores de materiais recicláveis. O pacto deverá capacitar e fortalecer a participação na coleta seletiva e viabilizar a infraestrutura para incrementar redes de comercialização.
Legenda Foto 1 - Da esquerda para a direita: Ministra Tereza Campello, Gov. de Minas Gerais Antônio Anastasia, Fernando Henrique Cardoso, Dilma Rousseff, Gov. Geraldo Alckmin, Gov. do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, Gov. do Espírito Santo Renato Casagrande e Barros Munhoz compuseram a mesa durante a solenidade
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.